Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Bolsonaro entrou na lista de democratas de Biden

Cúpula em dezembro enfrenta reação por priorizar 'países de que a América precisa', inclusive regimes fechados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O site Politico, de Washington, hoje controlado por um grupo alemão de imprensa, obteve a lista dos governos convidados para a Cúpula da Democracia de Joe Biden.

O brasileiro Jair Bolsonaro é um dos nomes para o encontro que deve reunir cerca de cem governantes, nos dias 9 e 10 de dezembro —e não será mais, como projetado inicialmente, presencial. Cada um terá "só uns poucos minutos para falar" por vídeo.

O Politico ouve de um acadêmico americano a crítica de que o encontro vai passar ao largo, por exemplo, dos regimes que "estão mostrando regressão" democrática.

A Reuters, que confirmou a relação de países divulgada pelo site, reportou que a "Lista de convidados problemática lança uma sombra sobre o impacto" da cúpula (acima).

A agência contrasta a presença de Israel e Iraque com a ausência da Turquia, o convite a Polônia e Filipinas com a omissão da Tailândia. E ouve de ativistas que "o convite para países com histórico problemático de direitos humanos levanta dúvida sobre a credibilidade do evento".

Muitos na lista nem podem ser descritos como democracias, caso do Congo, diz o site republicano (antiTrump) The Bulwark, vendo "considerações geoestratégicas que diluem a mistura democrática".

O site questiona o porquê da cúpula, se ela for "apenas uma reunião de países-de-que-a-América-precisa, sem nenhum outro critério".

ALIANÇA CONTRA A CHINA

Além da lista, o Politico teve acesso à proposta que Biden deve levar, de criar uma Aliança para o Futuro da Internet, que deixa claro seu alvo:

"A formação desta Aliança é resposta ao surgimento de uma visão alternativa da internet como ferramenta de controle estatal promovida por potências autoritárias como a China e a Rússia."

GUERRA TECNOLÓGICA

A Caixin destaca que a TSMC, gigante de chips sediada em Taiwan, "garante a confidencialidade dos clientes ao enviar dados para Washington", que havia cobrado sua cadeia de suprimentos, com ameaças. A TSMC não teria cedido dados sobre as empresas chinesas.

Já outras publicações, como o também financeiro Beijing Shang Bao, enfatizam que o governo taiwanês permitiu a "extorsão" americana.

NYT E WP NO CERCO À EXTREMA-DIREITA

Os dois maiores jornais americanos próximos ao governo Biden se voltaram contra as plataformas usadas pela base de Bolsonaro, agora que ela vem sendo afastada por Facebook, YouTube e Twitter.

No Washington Post (título no alto), "Gettr, Parler e Gab encontram base de fãs na extrema-direita do Brasil", e no New York Times, "Defensores da desinformação de extrema-direita no Brasil encontram espaço seguro no Telegram", o concorrente russo do WhatsApp.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.