Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Com 'jingles e otimismo cauteloso', oposição volta às urnas na Venezuela

Na Reuters, 'frustrados com fracasso das sanções dos EUA e encorajados pela presença de observadores da União Europeia', principais partidos concorrem no domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a extensa reportagem "Com jingles cativantes e otimismo cauteloso, oposição da Venezuela volta às urnas", a Reuters abriu sua cobertura da reta final para as eleições no país, no domingo (21).

Iniciando o texto, "Ao som de tambores de samba [sic], a candidata de oposição Mirlenys Palacios fez campanha com dezenas de apoiadores nas ruas estreitas de um bairro na encosta de Caracas —algo impensável nos últimos anos".

Descreve como, "frustrados com o fracasso das sanções dos EUA e encorajados pela presença de observadores da União Europeia, os principais partidos da oposição decidiram regressar às urnas", depois de boicotar por anos.

O líder opositor Henrique Capriles em campanha porta a porta para as eleições regionais, em 29 de outubro de 2021, em Yare, na Venezuela - REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Nos EUA, há resistência, ao menos de parte do governo Biden. O Washington Post publicou que "atuais e ex-autoridades" estariam "irritadas" com a atuação do Alto Representante da União Europeia para o exterior, Josep Borrell.

O jornal nomeia apenas uma ex-autoridade, Elliott Abrams, do governo Trump, que questiona a decisão europeia de desistir de Juan Guaidó e "cortejar Henrique Capriles", também oposicionista (acima).

Mas o WP informa que não é só a UE que está enviando observadores para a Venezuela. Também o Carter Center, do ex-presidente democrata Jimmy Carter.

LULA E AS ELEIÇÕES VENEZUELANAS

A agência espanhola Efe noticia que Borrell se encontrou com Lula para tratar, entre outros pontos, das eleições na Venezuela.

'THERE ARE GOOD PEOPLE AT CENTRAO'

A Bloomberg falou com o agora político Sergio Moro, para o despacho "Ex-juiz busca fazer a ponte no racha direita-esquerda na eleição de 2022" (reprodução abaixo).

Em sua declaração destacada por veículos brasileiros, "há pessoas boas no Centrão' (intertítulo acima, no original em inglês).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.