Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Conexão Bolsonaro-Trump ameaça eleições brasileiras, destaca NYT

Brasileiro 'já questiona a legitimidade' da votação em 2022 e, para isso, ' tem ajuda dos Estados Unidos', na extrema-direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em extensa reportagem de Jack Nicas, que passou a concentrar a cobertura de Brasil, o New York Times publicou como submanchete digital, nesta quinta, "A conexão Bolsonaro-Trump que ameaça as eleições brasileiras".

Logo abaixo, "Com números em queda nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro já questiona a legitimidade da eleição do próximo ano. Ele tem ajuda dos Estados Unidos".

New York Times

O texto, também no alto da capa da edição impressa, lista as mensagens de apoio e os encontros do ex-presidente Donald Trump e seu assessor Steve Bannon, além de parlamentares republicanos como Mark Green, com representantes e familiares do governante brasileiro.

"O círculo de Trump se aproximou de outros líderes de extrema-direita", escreve Nicas, "mas os laços são mais fortes e o que está em jogo é talvez maior no Brasil". Não só politicamente, mas pela aproximação entre empresas.

THE ECONOMIST VS. PAULO GUEDES

A revista londrina, que historicamente apoiou o ditador Augusto Pinochet no Chile, pelo programa ultraliberal na economia, retirou o que restava de seu apoio ao ministro da Economia. Em breve artigo, sob o título "Seguindo o dinheiro":

"Em 2019, Paulo Guedes disse ao Congresso que poderia 'fazer história' mantendo o orçamento sob controle, acrescentando que 'a classe política não deveria estar perseguindo ministros, implorando por dinheiro'. Agora, Guedes está apoiando uma tentativa dissimulada de contornar o limite para os gastos públicos. Ele e Bolsonaro presidem um retorno aos males econômicos que têm afetado o Brasil: inflação em alta, altas taxas de juros e baixo crescimento."

E, mais, "as travessuras orçamentárias criaram incerteza sobre o futuro do principal programa social do país".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.