Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Cúpula virtual 'baixa temperatura de hostilidades' entre China e EUA

Cobertura chinesa mostra otimismo com resultado; americana queria mais 'avanços' do encontro entre Xi Jinping e Joe Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na imprensa chinesa, a cúpula virtual foi recebida com aparente alívio.

Na manchete do Global Times/Huanqiu, ligado ao PC, "Raro encontro longo Xi-Biden 'injeta segurança nos laços bilaterais'". E do privado South China Morning Post, "Cúpula Xi-Biden: EUA e China enfatizam necessidade de manter status quo em Taiwan".

Na americana, a cobertura queria mais.

Na manchete do New York Times, "Cúpula EUA-China produz palavras educadas e pouco mais", acrescentando, no enunciado interno: "mas as palavras ajudam". E do Washington Post, "Biden e Xi discutem tópicos de risco na cúpula virtual, sem alcançar avanços".

O Wall Street Journal ficou no meio do caminho, "Biden e Xi baixam a temperatura de hostilidades em reunião virtual" (abaixo, com uma rara tentativa de sorriso do líder chinês).

A GLOBALIZAÇÃO CONTINUA

O nipo-britânico Financial Times destacou, mais até do que a cobertura da cúpula, o artigo "Não acredite na narrativa da desglobalização", de uma acadêmica de Harvard. Logo abaixo, "Os números mostram que o comércio não está diminuindo e que o investimento estrangeiro continua a chegar à China".

No início da pandemia, "muitos escreveram um obituário para a globalização centralizada na China", mas "a globalização da produção está estabelecida e faz muito sentido para as empresas, para reverter".

A UM MÊS DO INVERNO

Após vários dias sob noticiário de suposta agressão militar russa à Ucrânia e até à Polônia, um órgão alemão adiou a certificação do gasoduto Nord Stream 2, ligando a Rússia à Alemanha, já pronto.

Jornais como Frankfurter Allgemeine Zeitung destacaram que o "atraso leva preços do gás a aumentar". E o financeiro alemão Handelsblatt, que ainda pode ocorrer "um rápido comissionamento" mesmo sem a certificação da agência.

Para o russo Komsomolskaya Pravda, "isso não significa nada".

CANHÕES D'ÁGUA A 0º

Na home do Washington Post, com vídeo, "Forças polonesas usam canhões d'água na fronteira com Belarus e imigrantes atiram pedras", com a temperatura a zero grau. Isso, "um dia após novas sanções da União Europeia a Belarus", em apoio à Polônia.

Também no francês Le Monde, "Milhares de imigrantes são alvo de canhões de água e gás lacrimogêneo", e outros europeus.

POLÔNIA CONTRA A CHINA?

O chinês Global Times noticia que a "Polônia considera cortar sua ligação ferroviária com Belarus". E "muitas empresas chinesas estão preocupadas com efeitos colaterais, porque é um canal vital para os trens de carga China-Europa".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.