Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Erros de Bolsonaro vão muito além da pandemia, critica FT em editorial

Para o jornal financeiro, 'o líder de extrema direita do Brasil também será lembrado por estragar a economia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Financial Times, jornal londrino de capital japonês, publicou nesta segunda (1º) um editorial afirmando que, com todas as acusações que sofre, em frentes que vão de pandemia a meio ambiente e fake news, é na economia que está sua maior ameaça.

"Poucos desses processos têm probabilidade de prosperar", avalia. "O homem responsável por decidir se vai acusar Bolsonaro pelo manejo da pandemia é Augusto Aras, que ele nomeou. Outro aliado, Arthur Lira, está sentado sobre todos os pedidos de impeachment. Por sua vez, o Supremo reluta em provocar uma crise constitucional."

Assim, "a ameaça mais forte às esperanças de reeleição pode vir a ser econômica", agora que "Paulo Guedes, que já foi um guru da ortodoxia fiscal, foi persuadido a financiar a farra de gastos pré-eleitorais".

Em suma, "Bolsonaro se mostrou incapaz de administrar a economia ou a pandemia, e a maior nação da América Latina está pagando preço alto", mal podendo esperar pelas eleições de 2022.

POLÍCIA BRASILEIRA

O país ocupa o noticiário global neste início de semana por outra razão. No Washington Post, "Polícia brasileira mata 25 pessoas em operação de guerra contra grupo criminoso". No New York Times, com AP, "Polícia brasileira mata 25 acusados de planejar assaltos a bancos".

No Global Times, de Pequim, "Em feroz troca de tiros, polícia brasileira mata 25 suspeitos". No Guardian, de Londres, "Polícia brasileira mata 25 que supostamente fazem parte de gangue de assaltantes de banco".

Também no Frankfurter Allgemeine Zeitung, e no Le Figaro, de Paris, este ilustrando com foto de Bolsonaro,

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.