Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus toda mídia

Sitiados pela quarta onda, alemães invejam êxito brasileiro 'apesar do negacionista'

'Cidadãos desafiam Bolsonaro' e se vacinam, ressalta imprensa da Alemanha; 'vitória para a ciência', segundo o Die Welt

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dos principais, como o Frankfurter Allgemeine Zeitung, aos regionais, como o Die Rheinpfalz (capa abaixo, com a "capital mundial da vacinação"), os veículos alemães não escondem a admiração pelo combate à pandemia no Brasil, enquanto mergulham na quarta onda.

Vem assim há mais de uma semana, com o berlinense Der Tagesspiegel, por exemplo, destacando um pedido de Lula para os alemães se vacinarem. Mas agora se generalizou e o FAZ, talvez o mais influente do país, ressalta como os "Cidadãos desafiam o negacionista Bolsonaro". Do correspondente Tjerk Brühwiller:

"O Brasil passou por coisas ruins. Agora a luz pode finalmente ser vista no fim do túnel. A taxa de vacinação é alta. E mesmo o negacionista no palácio presidencial foi incapaz de evitar isso."

Sob o título "Brasil olha abismado para o caos alemão", na revista Der Spiegel, a correspondente Nicola Abé destacou uma cena presenciada e descrita em mídia social por um colega:

"Um barzinho em São Paulo. Dois homens sentados, bebendo cerveja. Há uma reportagem na TV sobre a dramática situação do coronavírus na Alemanha. Um deles pergunta, incrédulo: 'Na Alemanha, é mesmo?'. O outro: 'Sim, esses loucos não se vacinam'."

Tentando levantar "o que a Alemanha pode aprender", a Der Spiegel cita vários motivos, para concluir que, "acima de tudo, os brasileiros podem atribuir a si mesmo o sucesso: Como quase nenhuma outra população no mundo, eles confiam nas vacinas".

Por toda a cobertura, são títulos como "Uma vitória para a ciência" e "O sucesso da vacinação com que a Alemanha só pode sonhar", ambos no jornal Die Welt, e "Assim muda a maré" e "O milagre do Brasil —apesar de Bolsonaro", nos portais T-online e Web.de.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.