Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Caça F-35 cai em porta-aviões americano no Mar da China

Mesmo sem vídeo do acidente, tópico é o mais buscado no Google dos EUA; TV e mídia social chinesa repercutem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sem registro na home page dos principais jornais americanos, o acidente com um F-35 da Lockheed Martin durante exercícios navais ao Sul da China, como pressão contra Pequim, é o principal tema das buscas no Google dos EUA desde a madrugada. Deixou para trás os vídeos de Joe Biden xingando um repórter da Fox News.

São linkadas postagens de sites menos expressivos como HuffPost, com Associated Press, "Jato de combate dos EUA cai ao tentar pousar em porta-aviões"; e Newsweek, "Jato da Marinha dos EUA cai em porta-aviões durante exercícios no Mar da China Meridional".

Reprodução

Também CNN, com a cena acima, de arquivo. O Pentágono não disponibilizou vídeos e, pelas reportagens, está tentando resgatar o avião do fundo do mar, como já havia acontecido com outro F-35 em novembro.

A queda ecoou amplamente na China, da maior rede, CCTV, já com vídeo no YouTube, a perfis na plataforma Sina Weibo, lembrando o acidente anterior com um submarino nuclear americano na área.

RÚSSIA

Mas os temas Quentes da rede social chinesa estão mais voltados à tensão na Ucrânia, um de seus tópicos principais. Encabeçando os links que reproduz, um relato da reunião dos líderes europeus Olaf Scholz e Emmanuel Macron com o americano Joe Biden. Os europeus insistem em saída diplomática.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.