Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Macron se junta a Scholz contra a 'guerra de nervos'

Líderes de França e Alemanha tentam evitar que ameaças de russos e americanos se tornem 'profecia auto-realizável'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No francês Le Monde, "a guerra de nervos continua" em torno da Ucrânia, com "demonstração de força russa envolvendo 6.000 soldados um dia após o anúncio americano de que estava colocando 8.500 soldados em alerta".

Sublinha que "colocar as tropas americanas em alerta pareceu pegar alguns líderes europeus de surpresa", em aparente referência ao próprio presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz.

Noutro texto, que chegou a ser sua manchete, o Le Monde afirmou que a decisão dos Estados Unidos de mobilizar soldados pode ter "efeito perverso: a profecia auto-realizável" de uma guerra —e criticou Washington por "favorecer a dramatização".

Emmanuel Macron é recebido por Olaf Scholz ao chegar à sede do governo alemão, em Berlim, na terça, 25 de janeiro de 2022 - Reuters

O jornal destaca que Macron, a exemplo de Scholz, se movimenta para evitar um novo conflito na Europa. "Está fazendo uma tentativa de negociação direta" com o colega russo, Vladimir Putin, marcada para sexta.

Antes, quarta, representantes de França, Alemanha, Rússia e Ucrânia se reúnem em Paris para retomar negociações. "Nunca desistiremos do diálogo exigente com a Rússia", falou Macron ao lado de Scholz, em Berlim, no destaque do Süddeutsche Zeitung.

Noutro texto, "A frente unida do Ocidente está rachando", o jornal alemão também sublinhou que "a decisão solitária dos EUA foi uma surpresa" para os europeus. E não foi a primeira.

GUERRA REAL

Também na manchete do russo Komsomolskaya Pravda, "Guerra de nervos!", sobre a retirada das embaixadas na Ucrânia por EUA e Reino Unido e os soldados colocados em alerta. Em suma, acusa, "Como políticos ocidentais estão empurrando Kiev para uma guerra real com a Rússia".

GUERRA DE INFORMAÇÃO

O jornalismo americano já se recrimina por ter comprado "o extremamente inusual press release" britânico, no fim de semana, sobre um "plano do Kremlin" de golpe na Ucrânia.

"Ninguém enfatizou que o governo britânico está no meio de um escândalo", precisando da "distração em forma de Putin", ressaltou a Columbia Journalism Review numa análise em que procurou alertar para "A guerra de informação".

ALIADOS

Na manchete do South China Morning Post, "Rússia vem mantendo China informada sobre negociações com EUA", em torno da Ucrânia. E a viagem de Putin para se encontrar com Xi Jinping na abertura das Olimpíadas de Inverno, no dia 4, promete "surpresa" para as relações entre os dois países.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.