Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Até na Rússia se faz piada com viagem de Bolsonaro

Coincidência com suposta data de invasão da Ucrânia é usada para questionar os 'alertas de guerra' dos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A manchete nos jornais alemães e russos, como Süddeutsche Zeitung e Kommersant, é o encontro do chanceler Olaf Scholz com o presidente Vladimir Putin. O primeiro descreveu a retirada de tropas russas como "bom sinal". O segundo cobrou que a Alemanha convença a Ucrânia a cumprir os acordos de Minsk, o que evitaria a separação das regiões de maioria russa do país.

Americanos como a agência Associated Press e o jornal The New York Times dão alguma atenção também à viagem de Jair Bolsonaro a Moscou, mais um sinal de que a "Rússia está cortejando a América Latina", novamente em "disputa" com os EUA pela região.

A AP ouve do ex-chanceler de Lula Celso Amorim: "Não quero defender a política externa de Bolsonaro, que é lamentável. Mas receber um convite de um parceiro importante e cancelar daria uma leitura ruim".

E o NYT ouve do ex-chanceler de Bolsonaro Ernesto Araújo: "Acho que [a viagem] está errada de várias maneiras. Noutras circunstâncias, tudo bem. Mas com a crise iminente, não é".

Na Rússia, além do noticiário, a viagem entrou nas piadas em torno do dia marcado pelos EUA para a suposta invasão da Ucrânia. De Elena Chernenko, do Kommersant, tuitando em russo e inglês: "Agora sabemos o plano de Putin para 16 de fevereiro: ele vai se encontrar com o brasileiro Jair Bolsonaro no Kremlin".

A data da invasão foi ironizada pelo principal comediante de TV da Rússia, Ivan Urgant. E segundo o jornal Komsomolskaia Pravda o próprio "Putin é bem-humorado ao falar das reportagens que adiantam até o dia". Ele teria perguntado: "Foi publicada em algum lugar a hora exata em que vai começar a guerra?".

A Bloomberg avisa que "o Kremlin poderá gozar mostrando que [os alertas de guerra dos EUA] são uma piada" e não se confirmam.

'WOLFSANGEL'

Das redes NBC/MSNBC (acima) e ABC à primeira página dos jornais The Times e Telegraph, com imagens da Associated Press, a mídia nos EUA e no Reino Unido deu ampla atenção à "photo-op" organizada pelo batalhão Azov, marcadamente neonazista, com destaque para uma "bisavó ucraniana" posando com uma AK-47.

Ela é orientada por soldados do Azov, que usa um dos símbolos da SS e do partido nazista no braço.

EMERGÊNCIA NO CANADÁ

Na cobertura americana, a Rússia divide atenção com o Canadá, que segundo o NYT enfrenta "caos" com os protestos de caminhoneiros na fronteira dos EUA, afetando fábricas.

Dias depois de ser pressionado pelo governo Joe Biden a usar seus "poderes federais" para acabar com os bloqueios, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau cedeu e declarou seus "poderes federais de emergência", para espanto da imprensa do país.

Em editorial, o Toronto Star, de centro-esquerda, questionou o motivo para a mudança "súbita" de posição do governo e destacou ser "um reconhecimento chocante de fracasso".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.