Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Pária', Putin passa o dia em conversa com Modi, Macron e outros

Também Bolsonaro 'caminha sobre um fio tênue em sua resposta' ao presidente russo, questiona NYT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao vivo por canais dos EUA, Joe Biden falou que Vladimir "Putin será um pária no palco internacional". Que "ao redor do mundo, da Ásia à América do Sul e Europa", a vasta maioria se opõe a Putin. Que ele, Biden, não iria "conversar com Putin".

Nas perguntas, uma foi sobre a busca de ajuda da China para "isolar a Rússia". Biden respondeu não estar "preparado para comentar". Outra foi sobre a Índia. Biden: "Estamos em consulta. Não resolvemos isso completamente".

Na China, Guancha, Global Times e agência Xinhua destacaram o telefonema entre os chanceleres chinês e russo, em que o primeiro voltou a defender soberania e a afirmar que compreende as "preocupações com segurança" de Putin.

Sua porta-voz foi mais direta, dizendo em coletiva que, "quando se trata de respeito por soberania, os EUA não estão em posição de repreender a China", citando a "interferência" sobre Xinjiang, Hong Kong e Taiwan e o bombardeio da embaixada em Belgrado. "A Otan ainda tem uma dívida de sangue com o povo chinês."

Reprodução/Times of India

Na Índia, destaque por Dainik Jagran, Hindu e Times of India (acima), o primeiro-ministro Narendra Modi ligou para Putin. Falou que "todos os lados" deveriam "retornar ao caminho da diplomacia" e "reiterou sua convicção de longa data de que as diferenças entre a Rússia e a Otan só podem ser resolvidas por meio de um diálogo sincero".

Ao fundo, no canal NDTV, de Nova Délhi, o embaixador da Ucrânia se declarou "profundamente insatisfeito com a posição indiana".

Também o presidente francês Emmanuel Macron ligou para Putin, pediu o fim do conflito e, segundo os russos Argumenty i Fakty e Moskovskij Komsomolets, ouviu "explicação abrangente das razões e circunstâncias para a operação militar especial".

Também o presidente iraniano Ebrahim Raeisi ligou para Putin, mas para criticar a Otan, que vê na "raiz" da guerra, segundo os relatos da iraniana PressTV e da qatari Al Jazeera.

Quanto à América do Sul, o próprio New York Times ressaltou que Jair Bolsonaro "caminha sobre um fio tênue em sua resposta aos ataques". Que o México de AMLO rejeitou uso de força, "mas não nomeou a Rússia". ​E que a Argentina de Alberto Fernández, inesperadamente, "emitiu sua mais forte rejeição ao uso de força armada".

ONDA DE PETRÓLEO IRANIANO

Em meio à disparada nos preços de gás e petróleo, o francês Le Monde deu a chamada "O acordo nuclear com o Irã está prestes a ser salvo". Os EUA cederam, e só falta o governo iraniano confirmar.

A Bloomberg, reproduzida acima, com imagem de plataforma no Golfo Pérsico, projeta que uma "Onda de petróleo iraniano pode inundar a Ásia se acordo for alcançado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.