Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Pressões de EUA, União Europeia e Rússia aceleram fratura da internet

Plataformas americanas e até o Telegram vêm sendo cobrados para restringir acessos ou punidos por fazê-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No sem-fim de sanções paralelas à Rússia, pois segundo o Wall Street Journal não podem fazê-lo com gás e petróleo, EUA, Alemanha e outros começaram a cercar as empresas de mídia e tecnologia.

Na sexta (25), como relatou a Forbes, o democrata Mark Warner, que preside a comissão de inteligência do Senado, enviou cartas para Alphabet (Google, YouTube), Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp), Twitter e outras plataformas, exigindo ações contra veículos russos como RT e as agências Tass e Sputnik.

Na Forbes, Mark Warner durante sessão da comissão de inteligência do Senado dos EUA - AFP

Alphabet, Meta e Twitter responderam pouco depois, com a suspensão do impulsionamento pago das contas citadas e outras. Também cortaram a monetização, a publicidade veiculada nos perfis.

Em resposta, a Rússia restringiu o Facebook e o Twitter, que atravessaram o domingo quase inacessíveis no país, segundo relatos de jornalistas russos.

Também no domingo, via Twitter, a alemã Ursula von der Leyen, que preside a Comissão Europeia, acrescentou que a União Europeia está "desenvolvendo ferramentas para banir" os veículos russos, impedir o acesso aos mesmos via internet.

Moscou, de sua parte, já havia barrado a alemã DW, como resposta ao banimento anterior da mesma RT por Berlim.

A escalada, que vem dificultando aos usuários acompanhar não só os veículos citados, mas vários outros, dos dois lados, ameaça a própria internet, alertou o WSJ em extensa reportagem —destacada com certo alarme pelo principal agregador de notícias de tecnologia, Techmeme.

Em suma, publica o jornal, "analistas afirmam que o conflito pode acelerar a fratura da internet, que até pouco tempo atrás estava dividida [apenas] entre a China e o resto do mundo".

Salientou, como parte do mesmo movimento, a exclusão do hoje gigante TikTok e de outras plataformas chinesas pelo governo da Índia.

RESISTÊNCIA

Algumas plataformas não cedem, caso do Telegram, originalmente russo, agora baseado nos Emirados.

Seu fundador, Pavel Durov, também recebeu a carta de Warner e estaria sofrendo pressão da Rússia, mas negou qualquer medida restritiva, como noticiou o Kommersant —jornal que, ao longo da tarde de domingo, só foi possível acessar via Telegram.

EMERGÊNCIA?

Cada vez mais atento à edição de conteúdo, o Twitter alertou os usuários americanos para os comboios de caminhões que se dirigem a Washington, em protesto contra as restrições da Covid, como aquele que parou o governo canadense.

Linka a agência Reuters, com a foto acima e a notícia de que o Departamento de Defesa já convocou 700 soldados da Guarda Nacional e 50 "veículos táticos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.