Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Sanções de Joe Biden fazem rublo e Bolsa de Moscou subirem

'Bem-vindos ao admirável mundo novo em que os europeus vão pagar 2.000 euros por 1.000 metros cúbicos de gás', ironiza ex-presidente russo, sobre suspensão do Nord Stream 2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joe Biden anunciou as sanções americanas e, no alto do financeiro russo Kommersant, a Bolsa de Moscou subiu quase 2%, com destaque para Gazprom e bancos estatais, deixados de fora. Também o rublo subiu mais de 1%, no alto do Argumenty i Fakty.

E até mesmo no financeiro RBC acabaram ganhando atenção as inusitadas sanções contra o CSKA, um dos mais antigos clubes de futebol da Rússia, fundado em 1911.

Na manchete do Süddeutsche Zeitung, o impacto da suspensão do gasoduto russo no fornecimento de gás dos alemães - Reprodução

Dada a pouca impressão deixada também pelos anúncios da União Europeia, restou o Nord Stream 2, que o chanceler alemão Olaf Scholz, afinal, "suspendeu".

Duas semanas atrás, na Casa Branca, diante das câmeras, Scholz evitou citar o gasoduto e acabou ouvindo de Biden uma ameaça: "Nós vamos acabar com ele", com o Nord Stream 2.

Agora o chanceler se adiantou e, no enunciado de alemães como Süddeutsche Zeitung e Frankfurter Allgemeine Zeitung, "interrompeu a certificação" do gasoduto. Mas o fez "até novo aviso" ou "por enquanto", como destacaram os mesmos jornais.

Nos EUA, o New York Times buscou ser mais afirmativo, na chamada "Alemanha põe fim ao Nord Stream 2" (no original, "puts stop").

E O PRÓXIMO INVERNO?

Logo começaram a aparecer destaques negativos, sobretudo depois que o ex-presidente russo Dmitri Medvedev tuitou números redondos, com ironia, sobre a interrupção da certificação: "Bem-vindos ao admirável mundo novo em que os europeus vão, muito em breve, pagar 2.000 euros por 1.000 metros cúbicos de gás natural".

A chamada no Wall Street Journal mudou então para "Alemanha coloca Nord Stream 2 em compasso de espera, aumentando a preocupação com o fornecimento".

E a manchete do Süddeutsche passou para "O estado do fornecimento de gás alemão" (acima), salientando: "Neste inverno, as casas na Alemanha permanecerão aquecidas. Mas e o próximo?".

METADE

Da CNN, em meio à cobertura: "A Gazprom é a única acionista do Nord Stream 2, mas 50% do financiamento do gasoduto veio de cinco empresas europeias de energia, incluindo Wintershall e Uniper, da Alemanha. Os outros financiadores são Shell, do Reino Unido, Engie, da França, e OMV, da Áustria".

'NÃO FALTA MERCADO NA CHINA'

Com a suspensão do Nord Stream 2, influenciadores chineses defenderam em mídia social a opção de levar para a China o gás dos mesmos campos, via Power of Siberia 2 (acima), cuja construção foi confirmada por Pequim e Moscou no início do mês.

Contrastam com a imprensa do PC, como Global Times, que sustenta o esforço do governo chinês de lidar com a crise com "cautela" e, em editorial, propõe que "todas as partes deveriam dar à Rússia e à Ucrânia espaço para resolverem a questão'’.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.