Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Biden improvisa na Europa enquanto cai em casa, nas pesquisas

Sete em dez americanos dizem ter 'baixa confiança' na atuação do presidente na guerra, segundo levantamento da NBC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi manchete de lado a lado na edição de domingo do New York Times (abaixo), "Animando aliados, Biden diz que Putin não pode permanecer no poder". Os aliados não se animaram.

Emmanuel Macron falou à emissora France 3, sobre o colega: "Não deveríamos estar numa escalada nem de palavras nem de ações. Nós, europeus, não estamos em guerra com o povo russo".

Josep Borrell, que atua como chanceler da União Europeia, disse ao Financial Times, em relação a Biden: "Na UE, nós não estamos atrás de mudança de regime".

E a chanceler do Reino Unido, Liz Truss, falou ao Telegraph que as "sanções podem ser retiradas" se a Rússia concordar em se manter "sem mais agressão".

A própria Casa Branca correu a desmentir Biden, dizendo ao site Axios, entre outros, que foi de improviso, "não estava no teleprompter".

BAIXA CONFIANÇA

Ao fundo, a NBC destacou em seu programa dominical Meet the Press que "sete em dez americanos expressam baixa confiança na capacidade de Biden de lidar" com a guerra, segundo pesquisa da rede.

Oito em dez se declaram preocupados com o aumento nos preços da gasolina provocado pela guerra.

Puxada pela avaliação na economia, a aprovação do presidente caiu para 40%, mesmo recorde de baixa da pesquisa Reuters/Ipsos, dias antes. Ambas sem o efeito de "união em torno da bandeira, com Biden", comum nas guerras.

Pela primeira vez "desde 2014", a NBC registrou maioria em favor de um Congresso controlado pelos republicanos. As eleições serão no início de novembro.

TRUMP & PUTIN

Com pouca cobertura nos EUA, Donald Trump fez um comício no sábado, no Estado da Geórgia, e voltou a chamar Vladimir Putin de "inteligente", como mostrou o canal Newsmax. Usou o adjetivo também para descrever Xi Jinping e o norte-coreano Kim Jong-un.

Do ex-presidente, no destaque do londrino Daily Mail: "O fracassado New York Times finalmente admitiu que o laptop de Hunter Biden era verdadeiro. Lembra quando eles disseram que era feito pela Rússia? Putin tem problemas maiores agora, mas deve ter pensado que nós estávamos loucos".

‘TOMAR OS MEMES DE PRODUÇÃO!’

Fechando a semana, Elon Musk, da Tesla, tuitou uma enquete (acima) que acabou confirmando seu questionamento do Twitter, por não respeitar "rigorosamente" a liberdade de expressão.

Anunciou então que está "pensando seriamente" em montar uma nova plataforma de mídia social, para "tomar os memes de produção!".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.