Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

No bunker com Zelenski, CNN quer saber do ator que virou ícone

'Isso é muito sério, isso não é um filme, eu não sou um ícone', responde presidente ucraniano, em meio ao bombardeio de Kiev

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto a imagem da terça era a explosão da torre de Kiev, o presidente ucraniano surgia na CNN, sem texto pronto e em inglês entrecortado, num bunker da própria capital, "cansado e estressado", na descrição do canal de notícias.

"Existe alguma esperança, com o mundo assistindo, para a diplomacia?", perguntou o repórter Matthew Chance.

"Eu queria, eu realmente queria, e eu perguntei para eles: Antes de tudo, todo mundo tem que parar de lutar e ir para aquele ponto de onde começou, seis dias atrás", respondeu Volodymyr Zelenski.

Após algumas frases confusas, acrescentou que, "se o outro lado não está pronto, você está só perdendo tempo".

Voltou a cobrar então, de Joe Biden, maior presença militar no país. E terminou ouvindo uma pergunta sobre sua "transformação de ator cômico em líder em tempo de guerra, mundialmente famoso".

Zelenski pareceu não gostar: "Isso é muito sério, isso não é um filme. Eu não sou um ícone. A Ucrânia é um ícone".

'NOVO MACARTISMO'

Com o veto a artistas russos como o regente Valery Gergiev e os bailarinos do Bolshoi, por instituições de Nova York a Londres e Milão, a Bloomberg destacou artigo denunciando "o novo macartismo", a "caça às bruxas".

E o alemão Süddeutsche Zeitung, de Munique, cobrou o prefeito pela "expulsão" de Gergiev, "um ato triste".

CHINA NO MEIO

O portal Guancha, de Xangai, manchetou a conversa dos chanceleres chinês e ucraniano, citando a eventual "mediação" do conflito pela China. E a Caixin, de Pequim, informou ter ouvido do chinês TikTok que ele vai agora "reprimir desinformação sobre a guerra".

PLANO BRASIL

Em meio ao noticiário da guerra na Europa, o Financial Times publicou uma página comparando o Brasil do "império" PCC à "Colômbia dos anos 1990", pré-Plano Colômbia.

Citando Departamento de Justiça dos EUA, American University em Washington e um delegado da PF em Presidente Prudente (SP), fala que o PCC "começou a infiltrar o Estado brasileiro como os cartéis fizeram na Colômbia".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.