Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

No Iêmen, que poucos cobrem, mais 47 crianças são mortas ou mutiladas

Le Monde reporta vítimas infantis no país; WSJ acompanha esforço saudita para 'virar o jogo' com apoio dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O francês Le Monde noticiou (abaixo), assim como a qatari Al Jazeera e o China Daily, do ministério do exterior chinês, mas poucos mais.

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) informou no sábado em Saná, capital do Iêmen, que 47 crianças foram mortas ou mutiladas em janeiro e fevereiro, na guerra que "recrudesceu recentemente". Em sete anos, já foram mortas 10.200 crianças.

O americano Wall Street Journal mal registrou, em extensa reportagem no domingo, em que acompanha os combatentes pró-Arábia Saudita e Emirados, em Marib, cidade no Norte do Iêmen. Na chamada na home, "Sauditas lutam para virar o jogo" contra os combatentes pró-Irã.

"Balas inimigas rasgam por cima da cabeça", começa o texto, que destaca um soldado que chama de "Fouad O Bravo". Os ataques, sobretudo aéreos, dos militares sauditas e seus aliados usam armamentos e têm apoio dos Estados Unidos.

Mas querem mais. Segundo o enviado do WSJ, "uma alta autoridade saudita" avisou: "Se eles tomarem o controle de Marib, nós vamos perder a guerra e perder a estabilidade na região".

MAIS GUERRA

Iranianos como PressTV e israelenses como Ynet destacaram no domingo que a Guarda Revolucionária do Irã afirmou ter atacado "bases do Mossad" ou "centros estratégicos de Israel" na região curda, no Iraque. Seria resposta a um ataque israelense a iranianos na Síria.

Americanos como New York Times e WSJ levaram aos títulos que os mísseis atingiram "perto do consulado" e "enviaram soldados dos EUA correndo para os abrigos".

180 MERCENÁRIOS OU 35 PESSOAS

Russos como Argumenty i Fakty e Kommersant noticiaram, citando o ministério da defesa, que "180 mercenários estrangeiros" foram mortos em ataque a uma base no Oeste da Ucrânia. Foi o número usado pelo Times of India e outros emergentes, em manchetes digitais.

Nas manchetes de NYT e WSJ, além de outros pelo Ocidente, às vezes citando "autoridades ucranianas", foram "pelo menos 35 pessoas".

MUSK, OS GOVERNOS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

O fundador e CEO do buscador americano DuckDuckGo anunciou que até ele estava adotando ações contra a "desinformação russa". Com isso, resta a rede de satélites de Elon Musk, que tuitou em seu perfil (banner acima), seguido por 78 milhões:

"Alguns governos falaram para a Starlink bloquear fontes de notícias russas. Não o faremos a não ser sob mira de arma. Desculpem por ser absolutista da liberdade de expressão."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.