Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

'Talvez Putin não se sinta tão isolado como pensam alguns'

Do Oriente Médio à Ásia e à América Latina, dizem jornais americanos, Biden não reúne apoio contra presidente russo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vladimir Putin recebeu ligação do israelense Naftali Bennett e, de novo, falou com o francês Emmanuel Macron.

Mas o que concentrou atenção, em russos como Argumenty i Fakty (abaixo), foi o saudita Mohammed bin Salman (MBS), em ligação feita após outra, de Mohammed bin Zayed (MBZ), dos Emirados.

Vladimir Putin no russo Argumenty i Fakty, em foto distribuída pelo Kremlin
Vladimir Putin no russo Argumenty i Fakty, em foto distribuída pelo Kremlin - Divulgação

Na manchete do canal Al Arabiya, ligado a MBS, ele se ofereceu para Putin como mediador na guerra. Mais importante, falaram sobre como manter "equilíbrio e estabilidade" no mercado de petróleo.

No fim do dia, o Wall Street Journal chamou na home que o preço do barril, que de manhã havia atingido US$ 116 pela primeira vez desde a crise financeira de 2008, baixou para US$ 108.

O mesmo WSJ destacou que o esforço de Washington contra Moscou "vacila num Oriente Médio influenciado pela Rússia". Os "parceiros regionais rejeitaram os pedidos para se manifestar contra" Putin. Lista Arábia Saudita, Emirados, "até Israel".

O jornal financeiro e o New York Times publicam que o mesmo acontece na Ásia. Questionam frases recentes de Joe Biden sobre Putin, respectivamente como "isolado do mundo" e "pária internacional".

Ressaltam China e índia, que somam "um terço da população mundial", mais Indonésia, Tailândia, Filipinas. "Talvez Putin não se sinta tão isolado como pensam alguns", diz o WSJ.

MODI & PUTIN

Líder sob maior pressão de Biden, que na quinta convocou até cúpula virtual do grupo Quad, que inclui também Japão e Austrália, o indiano Narendra Modi não dá sinais de criticar a Rússia.

Na Bloomberg, "Índia planeja evitar condenar Putin, e autoridades em Nova Déli estão confiantes de que EUA não aplicarão pressão demais", referência à ameaça de sanções contra a própria Índia.

Reuters e agências indianas como PTI informam que o país prepara contas em rúpia, sua moeda, para manter o comércio com a Rússia, visando "suavizar o impacto das sanções" financeiras americanas. Entre os produtos que precisa importar, fertilizantes agrícolas.

AMÉRICA LATINA TAMBÉM

Além de Oriente Médio e Ásia, comenta Brian Winter, vice-presidente da organização Americas Society/Council of the Americas, "sim, na América Latina, estamos vendo reações muito ambíguas ou nuançadas, apesar da pressão de Washington".

DEPOIS DO BRASIL, A RÚSSIA

O procurador-geral, que chefia o Departamento de Justiça dos EUA, anunciou em vídeo (imagem acima) a força-tarefa "KleptoCapture", montada contra empresas russas.

Segundo o NYT, será comandada por Andrew Adams, da "unidade de crimes empresariais transnacionais", que descreve como tendo no currículo, por exemplo, o combate ao "esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo autoridades brasileiras".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.