Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Bolsonaro ironiza idade de Biden; Lula busca romper 'desconfiança'

'No G20 ele passou como se eu não existisse', diz presidente; petista envia emissário aos EUA, com foco em meio ambiente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters, com fontes em Washington e Brasília, e Bloomberg, citando declaração de Jair Bolsonaro para Folha, CNN Brasil e outros, despacharam que o brasileiro aceitou o apelo para se encontrar com Joe Biden na Cúpula das Américas, nos EUA.

"Biden enviou uma pessoa especialmente para conversar comigo", falou Bolsonaro. "Encontrei com Biden no G20 e ele passou como se eu não existisse. Mas foi com todo mundo, não sei se é a idade."

Com Trump, acrescentou, "estava indo muito bem, tínhamos coisas combinadas para fazer aqui no Brasil, entre elas explorar nióbio". Há uma semana, ele ofereceu a exploração do minério a Elon Musk, que recusou por não estar em seu "radar, no momento".

Jair Bolsonaro (esq.) encontra Elon Musk, presidente da montadora Tesla, em 20 de maio de 2022, no interior de São Paulo - via REUTERS

Também com fontes americanas e brasileiras, a Reuters noticia que Lula enviou o senador Jaques Wagner para se encontrar com autoridades em Washington, "parte de um esforço de Lula e dos EUA para superar a persistente desconfiança um do outro". Um ponto de aproximação seria meio ambiente.

Ecoou, entre outros, no portal Guancha, de Xangai.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.