Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Da Bloomberg ao Instagram do centrão, Musk faz política

Bilionário garante 'boa imagem a cinco meses das eleições', para o presidente, e posa para foto com Ciro Nogueira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em newsletter na manhã de sexta, a Bloomberg ressaltou, sobre a viagem do "homem mais rico do planeta" ao Brasil, que a "intervenção" de Elon Musk resultaria em "uma boa imagem para Jair Bolsonaro a cinco meses das eleições". Axios e outros também foram por aí.

Na visão da Bloomberg, a América Latina vem se voltando à esquerda, "numa região rica em commodities", mas a disputa com Lula "é o teste decisivo para saber se a mudança está chegando".

Posteriormente, a Bloomberg destacou que "Musk é elogiado pelo presidente Bolsonaro em viagem surpresa". Na Reuters, "Bolsonaro chama proposta de Musk pelo Twitter de 'sopro de esperança'".

Líder do centrão e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira tirou uma foto com Musk para seu perfil de mídia social (abaixo), entre elogios à "grande conquista do nosso ministro das Comunicações, Fábio Faria", também do centrão.

Reprodução

ESTEVES E MUSK

No Brasil, pelo que vazou do almoço de Musk por Valor, O Globo e outros, Musk se sentou entre Bolsonaro e André Esteves, com quem, de fato, conversou —e que foi introduzido por Fábio Faria como dono do terceiro banco brasileiro e, "em breve, o maior".

Foi Esteves quem levou alunos da Inteli, ligada a seu banco, para falarem com Musk. E sua revista Exame foi "o único veículo de imprensa a ter acesso ao hotel em que o encontro é realizado". A Exame trouxe informações como "Quanto custa ter a internet da Starlink", a empresa de Musk. "Cerca de R$ 500 mensalmente."

O banqueiro, também nesta sexta, foi perfilado pelo Financial Times, destacando sua "volta para o lugar de onde nunca saiu" (abaixo). No subtítulo, "Retorno de Esteves é formalizado, anos após prisão".​

MUSK E A VALE

Duas semanas antes de viajar ao Brasil, Musk fechou contrato com a Vale, noticiaram Bloomberg e FT, para compra de níquel.

A atual direção da mineradora brasileira "busca se transformar em fornecedora preferencial das montadoras americanas", não só a Tesla, "à medida que aumentam a produção de veículos elétricos". Musk aponta o minério como "um dos maiores desafios" da empresa.

Uma semana atrás, o empresário participou de evento do FT e foi questionado se pode "dar um passo além e comprar uma mineradora".

Respondeu: "Não é que queiramos comprar, mas, se for a única maneira, faremos isso. Refinar ou comprar uma mineradora, desde que possamos mudar sua trajetória, são possibilidades. Sim". O FT relacionou a resposta a seu acordo com a Vale.

INDONÉSIA TAMBÉM

Enquanto Musk viajava ao Brasil, o governo da Indonésia, "um dos maiores produtores de níquel do mundo", anunciou à imprensa local um acordo com a Tesla —dias após encontro de seu presidente com o bilionário:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.