Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Retomada chinesa traz de volta interesse de gigantes americanas

Qualcomm afirma estar no país 'para o longo prazo', destaca Caixin; Elon Musk elogia 'liderança' da China, da energia renovável ao WeChat

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Bolsas globais sobem", destacou o Wall Street Journal, abrindo a semana. As ações foram "impulsionadas" pela confirmação do fim do lockdown na China, seguida de estímulos como menos impostos para empresas e mais subsídios para carros elétricos.

O movimento havia começado na semana passada, quando os gigantes Alibaba e Baidu anunciaram resultados do primeiro trimestre, "superando estimativas", de acordo com o Financial Times, e levando a primeira a saltar 14% em Wall Street e 12% em Hong Kong.

De forma geral, ressaltou o WSJ, "Ações chineses de tecnologia disparam". Para além das bolsas, acrescentou depois, já com dados de maio, a própria "desaceleração chinesa dá sinais de abrandar". Foi esse retorno da China que levou o petróleo a "passar de US$ 120".

Ato contínuo, na manchete do principal veículo financeiro de Pequim, Caixin, "Exclusivo: Qualcomm planeja estar na China para o longo prazo" (acima, na versão em inglês). Do presidente e CEO da gigante americana de semicondutores, o brasileiro Cristiano Amon, em Davos:

"Parcerias fortes e de longo prazo entre empresas americanas e chinesas sempre serão uma força estabilizadora na relação entre os dois países."

MUSK & CHINA

Elon Musk já havia atravessado maio em elogios ao país, desde o início da retomada de Xangai, que começou pela fábrica da Tesla. Citou que a economia será duas ou três vezes maior que a americana; que o WeChat é modelo para o Twitter; e por fim, em sua conta no Weibo:

"Poucos percebem que a China lidera o mundo em energia renovável e veículos elétricos. O que quer que você pense da China, é um fato."

O portal Guancha, de Xangai, ressaltou um conselho aos concorrentes chineses da Tesla: "Não se deixem enganar por Musk", que se move pelo "enorme mercado chinês". Montadoras como Xiaopeng e BYD precisam avançar muito ainda "no campo extremamente crítico dos chips automotivos".

'STILL TOP GUN?'

Sobre "Top Gun: Maverick", o FT destacou os quadros acima, comparando as forças navais chinesa e americana no ano do primeiro filme e agora, para ilustrar o que considera a marca da nova produção: "reflete a ansiedade com declínio dos EUA diante do poderio militar de alta tecnologia da China", a começar do "protagonista envelhecido".

O WSJ foi por caminho parecido, ao destacar que a chinesa Tencent deixou a produção, mas o filme "se esforça para evitar política e narrativas que alienem audiências globais, enviando Tom Cruise em missão num país não identificado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.