Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Revista Time leva 'segundo ato de Lula' à capa

Ex-presidente diz que 'Bolsonaro despertou ódios' e 'todas as políticas para beneficiar os pobres foram destruídas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revista americana Time adiantou sua capa nesta quarta (4), voltada para uma entrevista com Lula, que prepara seu "segundo ato", a nova etapa de sua vida política.

No trecho destacado via Instagram: "Na verdade, eu nunca desisti. A política vive em cada célula do meu corpo, porque eu tenho uma causa. E, nos 12 anos desde que deixei o cargo, vejo que todas as políticas que criei para beneficiar os pobres foram destruídas".

A jornalista Ciara Nugent, enviada a São Paulo mais de um mês atrás, diz que ele foi "muito charmoso" e falou do passado, mas evitou detalhar o que pretende em economia: "Você tem que entender que, em vez de perguntar o que vou fazer, é só olhar para o que eu fiz".

Lula na capa da Time

Nos enunciados da revista, "Presidente mais popular do Brasil retorna do exílio político com uma promessa de salvar a nação" e "Lula fala à Time sobre Ucrânia, Bolsonaro e a frágil democracia do Brasil". Mas ele só aborda as ameaças à democracia indiretamente, por exemplo, dizendo que "Bolsonaro despertou ódios".

NÃO É SÓ PUTIN

Estende-se mais sobre a guerra, que tinha acabado de começar quando foi feita a entrevista. "Se semeio discórdia, colherei briga. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é apenas Putin que é culpado. Os EUA e a União Europeia também são culpados. Qual foi o motivo da invasão da Ucrânia? Otan? Então os EUA e a Europa deveriam ter dito: 'A Ucrânia não se juntará à Otan'."

Sobre Zelenski: "Ele quis a guerra. Se não quisesse a guerra, teria negociado um pouco mais. É isso. Eu critiquei Putin quando estive na Cidade do México [em março], dizendo que foi um erro invadir. Mas não acho que alguém esteja tentando ajudar a criar a paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra Putin. Isso não vai resolver as coisas!".

Na Bloomberg, repercutindo as declarações, "Lula diz que Zelenski e Biden compartilham culpa pela guerra de Putin contra Ucrânia". Já Izvestia e outros russos destacaram que o ex-presidente "considera as sanções contra a Rússia uma punição para toda a humanidade".

ARCOS DRAMÁTICOS

Nugent abre o texto descrevendo como o ex-presidente deixou para trás o "primeiro ato" e prepara o segundo:

"O gênero que atribuímos a uma história de vida depende muito de como termina. A vida de Luiz Inácio Lula da Silva já completou vários arcos dramáticos. Primeiro, a jornada do herói: uma criança nascida na pobreza se muda para a cidade grande, sobe para liderar um sindicato e se torna o presidente mais popular da história do Brasil moderno. Em seguida, a tragédia: um estadista célebre é apontado num esquema de corrupção impressionante, enviado para a prisão e forçado a assistir do lado de fora enquanto os rivais desmantelam seu legado."

"Os finais parecem não se encaixar, no entanto. Em abril de 2021, a suprema corte do Brasil anulou as condenações por corrupção que haviam excluído Lula –como ele é universalmente conhecido– da política em 2018, dizendo que um juiz tendencioso havia comprometido seu direito a um julgamento justo. A decisão bombástica colocou o Brasil a caminho de um confronto entre o esquerdista Lula e o atual presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, nas eleições de outubro de 2022."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.