Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Twitter agora quer Trump, que talvez não precise dele

Com transmissão de comício do ex-presidente, canal Newsmax supera CNN no horário nobre americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na manchete de Financial Times e outros pelo mundo, "Elon Musk diz que reverteria a proibição de Trump no Twitter, qualificando-a de moralmente errada".

Quando questionado duas semanas atrás, logo que foi confirmada a compra da plataforma por Musk, o ex-presidente falou à Fox News que não voltaria ao Twitter.

Talvez não precise mais dele. Trump vem vencendo as prévias legislativas republicanas sem a ajuda do Twitter —e sem o engajamento de antes da Fox News.

O pequeno canal direitista Newsmax (acima) acaba de derrotar a CNN "graças a um comício de Trump", informa o site Mediaite.

Por duas horas, no horário nobre de sexta passada (6), 738 mil americanos assistiram à transmissão na Newsmax, contra 545 mil na programação regular da CNN.

Em meio ao pânico governista de derrota nas eleições legislativas de novembro, o apresentador pró-democrata Bill Maher avisou, em seu programa na HBO, Real Time:

"Os democratas serão apagados. E então a Comissão do 6/1 [invasão do Capitólio] se torna Comissão Hunter Biden [emails do filho de Joe]."

BOLSONARO VS. BIDEN

Na Reuters, "Bolsonaro planeja não ir à Cúpula das Américas organizada por Biden, dizem fontes". Foram duas fontes, que "não deram o motivo", mas o brasileiro "admirava Trump e foi lento em reconhecer a vitória" do democrata.

Segundo a agência, "Bolsonaro e Biden nunca se falaram."

AMLO VS. BIDEN

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, segunda economia da América Latina, já fala publicamente que não deve ir à cúpula, daqui a menos de um mês, em Los Angeles.

"Se nem todos [os países latino-americanos] forem convidados, uma representação do governo mexicano irá, mas eu não", afirmou AMLO, para a manchete do El Universal.

ALEMANHA CAI

O Wall Street Journal destaca que "a produção industrial da Alemanha caiu 3,9% em março", em relação a fevereiro. Um recuo "guiado pelo setor automobilístico, que caiu 14% no mês" —com a BMW sublinhando a exportação menor para a China.

E as fábricas alemãs terão "novos desafios nos próximos meses", com a União Europeia restringido petróleo e gás da Rússia e elevando juros para combater a inflação "perturbadora".

SCHOLZ & XI & MACRON

O líder alemão, Olaf Scholz, falou na segunda (9) com Xi Jinping (imagem acima). No dia seguinte foi a vez do francês Emmanuel Macron conversar com o colega chinês.

A mensagem de Xi para ambos foi uma só, segundo manchetes seguidas no South China Morning Post: "a segurança da Europa deve ser mantida nas mãos dos europeus", ou seja, não dos americanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.