Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

'Esnobado pelos países-chave na América Latina, Biden busca o Brasil'

Cobertura americana não dá maior atenção para encontro 'tenso' com Bolsonaro ou a própria Cúpula das Américas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No enunciado do New York Times, quando estava para começar a reunião de Bolsonaro com o americano, "Esnobado pelos países-chave na América Latina, Biden busca consenso com o Brasil". Depois, em vídeo, editou um Biden aparentemente "tenso", como previsto:

Mas as palavras trocadas publicamente foram "amáveis", descreveu o jornal, antes de saírem para a reunião fechada.

NYT e Fox News concordaram, em seu noticiário da Cúpula das Américas em Los Angeles, que o importante era a ausência do México e do "Triângulo Norte", El Salvador, Guatemala e Honduras.

No dizer do principal repórter de política da rede CBS, "neste país, imigração é uma questão política radioativa, urgente. E o fato de os líderes das quatro portas abaixo, por assim dizer, não estarem aqui é um golpe simbólico para o governo Biden".

No NYT, "a cúpula está focada na imigração, a ausência é sinal da crescente cisão entre os Estados Unidos e as nações latino-americanas". A Fox News sublinhou críticas da conservadora fundação Heritage à "total falta de liderança de Biden".

O APERTO DA INFLAÇÃO

A cúpula recebe, na realidade, pouca atenção nos veículos americanos, quase ausente das páginas iniciais. As manchetes ao longo do dia, de Washington Post e Wall Street Journal, foram para a inflação.

Respectivamente, "9 em 10 americanos dizem estar sentindo o aperto da inflação" e "Preços recordes da gasolina derrubam empresas e economia dos EUA".

VIOLÊNCIA AMERICANA

Outro destaque, as audiências televisionadas da comissão do 6 de Janeiro, sobre a invasão do Capitólio no ano passado, começaram com ruído. A primeira, na noite de quinta, tinha "foco nos grupos de extrema-direita", segundo o WPost.

Mas a notícia desde o dia anterior era a violência do outro lado, com a tentativa de assassinato de um juiz conservador da Suprema Corte, em defesa do direito ao aborto. NYT e outros foram contestados em mídia social por "sepultar" a informação.

A crítica à falta de cobertura da violência de grupos pró-direito ao aborto, em veículos liberais como NBC, vem crescendo noutras frentes.

O site Mediaite cobrou a ausência de notícias, por exemplo, sobre o ataque com coquetel molotov a uma clínica cristã para grávidas em Buffalo, no Estado de Nova York, creditado ao grupo Jane's Revenge.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.