Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

No exterior, cobertura vê diminuir 'esperança' por jornalista

WPost destaca relatos que indicam 'ataque' de pescadores ilegais, depois de serem fotografados 'brandindo arma'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em meio à ampla cobertura anglo-americana, que mobiliza os correspondentes no país, o Washington Post noticia nesta tarde de terça (7) que "Esperanças esmorecem e raiva cresce pelo desaparecimento de jornalista britânico no Brasil" (abaixo), em referência a Dom Phillips.

E a agência Reuters despacha que "Polícia brasileira abre investigação criminal em meio a busca por jornalista britânico".

O WPost ouve, do advogado da organização indígena que soltou o primeiro alerta sobre Philips e o indigenista Bruno Pereira: "Eles certamente sofreram um ataque. Bruno é extremamente responsável e experiente. Ele não se perderia assim por aí".

Ouve também o indigenista Orlando Possuelo, que aguardava Pereira no dia e relata que, antes de desaparecerem, os dois encontraram pescadores ilegais, que "brandiram uma arma" e dos quais "Bruno tirou uma foto". Segundo indígenas no local, "um barco dos pescadores foi visto seguindo por onde o barco de Bruno passou". Possuelo: "A partir daí eu não tive nenhuma esperança".

Do correspondente Terrence McCoy, do WPost, em mídia social: "Estou arrasado por informar que há cada vez mais razões para acreditar no pior, e que eles foram atacados e desapareceram na floresta".

O desaparecimento recebe atenção também nas páginas iniciais de New York Times e Wall Street Journal e na Associated Press.

Nos veículos britânicos, sobretudo The Guardian, para o qual Philips colaborava, a foco é concentrado no jornalista, inclusive com os apelos de sua mulher e de sua irmã.

O desaparecimento é noticiado por BBC, Telegraph, Independent. A atenção ao indigenista brasileiro é menor, com Pereira sendo descrito como "guia" de Philips pelo canal Sky News e no próprio Guardian.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.