Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Washington Post demite jornalista que denunciou colegas por sexismo

Felicia Sonmez, crítica de repórteres e da direção do jornal, inclusive com ação judicial, havia acelerado questionamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daily Beast, New York Times, CNN (reprodução abaixo) e outros noticiaram nesta quinta que a direção do Washington Post demitiu a repórter Felicia Sonmez, que denunciou colegas e questionou a direção do jornal de Jeff Bezos ao longo da última semana.

O próprio WPost confirmou, inclusive a carta enviada a ela, dizendo que a demissão foi "por má conduta, abrangendo insubordinação, difamação de seus colegas online e violação dos padrões do Post sobre companheirismo e inclusão no local de trabalho".

Nesta última semana, Sonmez havia levado à suspensão o também repórter David Weigel por um mês, sem pagamento, por ter retuitado uma piada sexista que afirmava: "Toda garota é bi. Você só tem que descobrir se é polar ou sexual".

O retuíte foi compartilhado por Sonmez, ironizando ser "fantástico trabalhar num veículo em que retuítes como esse são permitidos". Outros jornalistas do WPost se pronunciaram, via Twitter, num conflito crescente. A editora-executiva Sally Buzbee soltou dois comunicados seguidos, cobrando contenção, mas também foi contestada.

As primeiras reações de jornalistas americanos à demissão, fora da Redação do WPost, incluem críticas à direção ("Motherfuckers") e à repórter ("É o que ela queria. Bem, isso e um acordo").

Sonmez havia perdido, dois meses atrás, um processo contra o jornal e seis de seus editores, inclusive o ex-editor-executivo Martin Baron, que ela acusava de "discriminação" por terem impedido que cobrisse casos de suposto assédio sexual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.