Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Bolsonaro testa 'prévia de sua estratégia' contra derrota, diz NYT

Evento com diplomatas 'alimenta temores' de que não aceitará eleição que, pelas pesquisas, 'perderá de forma esmagadora'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com chamada sem foto (abaixo) na parte inferior da home page, em Mais Notícias, o New York Times reporta que "Presidente do Brasil reúne diplomatas estrangeiros para lançar dúvida sobre eleições". Ele "elevou suas alegações de fraude a uma questão de política externa, alimentando temores de que contestaria as eleições".

Abrindo o texto, "Bolsonaro convocou dezenas de diplomatas ao palácio para falar que acredita que os sistemas de votação poderiam ser fraudados, uma possível prévia de sua estratégia para uma eleição que as pesquisas preveem que perderá de forma esmagadora".

"Vários diplomatas ficaram abalados com a apresentação, incluindo a sugestão de Bolsonaro de que a forma de garantir eleições seguras é por meio de um envolvimento mais profundo dos militares, segundo dois diplomatas que falaram sob condição de anonimato, para tratar de conversas privadas", relata o NYT.

Eles "temem que Bolsonaro esteja preparando as bases para uma tentativa de contestar os resultados da votação".

'VELHAS E DESMASCARADAS TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO'

Além do principal jornal dos EUA, serviços noticiosos como Bloomberg, Associated Press e Reuters também cobriram, destacando que ele quis "lançar dúvida", "semear dúvida" ou, mais diretamente, "ataca sistema eleitoral".

A Bloomberg abriu o texto relatando que ele "refez velhas e desmascaradas teorias de conspiração sobre a segurança do sistema que o Brasil vem usando há mais de duas décadas". Reproduzida por Washington Post e outros, a AP abriu dizendo que ele "apresentou alegações sobre supostas vulnerabilidades, que as autoridades eleitorais já desmascararam repetidamente".

'MENTIRAS CONTRA NOSSA DEMOCRACIA'

Por jornais franceses e outros, a agência France Presse despachou o relato "Brasil: Jair Bolsonaro questiona o sistema eleitoral". Logo abaixo: "O presidente brasileiro de extrema-direita, dado como perdedor nas pesquisas, voltou a atacar o sistema de urnas eletrônicas. Lula, favorito, lamenta 'mentiras contra nossa democracia'".

Ecoando até em portais chineses como Sina, a espanhola EFE despachou que "Bolsonaro levanta sua desconfiança nas urnas eletrônicas a cerca de 40 embaixadores". Ele "insiste em sua campanha para desqualificar o sistema de votação eletrônica, que no Brasil não foi alvo de uma única denúncia de fraude desde que foi adotado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.