Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Rússia vai levando a batalha global por 'corações e mentes'

'Sanções do Ocidente' são apresentadas pelo chanceler russo como 'culpadas por tudo', com eco agora na mídia ocidental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O site Politico, do grupo alemão Axel Springer, questionou em extensa reportagem o chefe da diplomacia da União Europeia, o socialista espanhol Josep Borrell, por estar perdendo para o russo Serguei Lavrov a batalha por "corações e mentes" na África.

Citando dados de mídia social, comparou o impacto de um artigo do chanceler russo em jornais africanos, "culpando o Ocidente pela crise global de alimentos que deixa milhões à beira da fome no continente", com a única menção a Borrell, "um fantasma".

Serguei Lavrov, ministro do exterior da Rússia, com Yoweri Museveni, presidente de Uganda, em Entebbe, em 26 de julho de 2022 - AFP

Este sentiu o golpe. Falando no dia seguinte à rádio Cadena Ser, reclamou que "alguns países africanos compraram o discurso" de Lavrov, mas também que "os meios ocidentais se fazem de caixa de ressonância da Rússia, uma certa tendência de escutar o inimigo".

Mais especificamente, "Lavrov vai à África, tenta convencer que as sanções são culpadas por tudo, e toda a mídia ocidental repete". Porém, quando "eu vou à África falar o contrário, ninguém dá".

A Europa calou "o inimigo" tirando do ar as versões locais da RT, o canal russo, mas ele manteve presença pelo mundo, segundo o Politico. Por exemplo, "nos países de língua francesa em toda a África, a RT France dobrou esforços por uma alternativa favorável a Moscou". Também na América Latina.

Sobre as sanções, o próprio presidente de Uganda, um dos países visitados por Lavrov, repetiu na RT o que ouviu dele:

"As sanções do Ocidente à Rússia não citam trigo ou fertilizantes. Mas, ele me explicou, o Ocidente impede navios russos em portos, então como eles virão? Também a questão dos bancos, proibidos de negócios com a Rússia. E as seguradoras, que puseram o seguro muito alto."

Nesta sexta, ao atender ligação do colega americano Antony Blinken, em parte para falar do acordo sobre transporte de trigo ucraniano e russo, do qual os EUA não participaram, Lavrov voltou à carga. No relato de seu ministério, linkado pelo New York Times:

"O ministro enfatizou que a situação é complicada pelas sanções dos EUA, e que as promessas dos EUA de dar isenções para o fornecimento de alimentos russos ainda não foram cumpridas. Indicou-se a inaceitabilidade do uso desse problema pelo ‘Ocidente’ em seus interesses geopolíticos."

‘BELICISTA’

Acima, o site do Die Welt, de Berlim, manchetou os primeiros protestos enfrentados pelo verde Robert Habeck, quando "a raiva pela guerra na Ucrânia, pela inflação e pela crise de energia surpreendeu o ministro" alemão da economia, na quinta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.