Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Rússia vai vencendo também as sanções, à espera do G20

JP Morgan agora prevê 'recessão leve' para economia russa, enquanto Moscou se prepara para cúpula de ricos e emergentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Rússia de Vladimir Putin caminha para "uma recessão bem mais superficial do que muitos analistas esperavam", destaca a Bloomberg, devido à crescente exportação de energia, que "mitigou o impacto das sanções dos Estados Unidos e da Europa".

Especificamente, "JPMorgan, Citigroup e outros grandes bancos estão reduzindo as projeções de queda na produção da Rússia este ano para apenas 3,5%". Será uma "recessão leve", diz o primeiro. No título, "Putin se esquiva do pior".

Também na Bloomberg, de cobertura menos engajada do conflito, o ministro alemão da economia, o verde Robert Habeck, apelou ao Canadá para liberar a turbina do Nord Stream 1 enviada para reparos no país —e cuja retenção, devido às sanções canadenses à Rússia, pode levar ao fechamento do gasoduto.

"Sanções devem prejudicar a Rússia mais do que prejudicar a nossa economia", falou. O Canadá insiste que não vai liberar.

No Süddeutsche Zeitung, 'Lavrov e o resto do mundo' - Reprodução

"Então agora ele está vindo", destaca o alemão Süddeutsche sobre a reunião de chanceleres do G20 com a presença do russo Serguei Lavrov (acima), em Bali, na Indonésia. "Dá um aperitivo" para a cúpula com Putin, que acontece em novembro, com presença confirmada do G7.

Escrevendo no site em inglês da estatal RT, Dmitri Trenin, que já foi o intelectual de referência para os EUA nas análises sobre a Rússia, afirma que Moscou "fez uma ruptura decisiva com o Ocidente e está pronta para ajudar a moldar uma nova ordem mundial".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.