Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Amorim antecipa maior integração da AL e relações com Venezuela, sob Lula

Em entrevistas para Bloomberg e The Nation, ex-chanceler diz que petista estuda divulgar carta sobre clima e desmatamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-chanceler Celso Amorim, falando ao serviço financeiro Bloomberg e à mais tradicional publicação de esquerda nos EUA, The Nation, afirmou que um governo Lula restabeleceria as relações com a Venezuela, a exemplo do colombiano Gustavo Petro.

"Como podemos ter um programa para a floresta amazônica sem a Venezuela?", justificou ele, acrescentando que "ter relações diplomáticas não significa aprovar um governo" e que o ex-presidente brasileiro considera divulgar uma carta "detalhando os compromissos sobre temas como clima, desmatamento e direitos indígenas".

Amorim prevê maior integração latino-americana, superior àquela dos primeiros governos de Lula, quando "você tinha [o venezuelano Hugo] Chávez de um lado, mas [o colombiano Álvaro] Uribe do outro".

"Havia alguns governos de natureza progressista num certo número de países, mas se Lula vencer em outubro será uma grande mudança, porque agora você teria não só a maioria, mas também os maiores países da América Latina compartilhando visões progressistas."

No destaque da Bloomberg, ele criticou as sanções à Rússia como erro (acima) e "alertou para os perigos de isolar uma economia tão grande e estratégica", argumentando ser "irresponsável não buscar paz". É o que defende desde o início, por exemplo, à alemã Der Spiegel.

Questionado pelos veículos americanos sobre voltar a cargo público, respondeu que "a pessoa certa será encontrada na hora certa", sobre o Itamaraty, e acrescentou:

"Você sabe, sou um cara de 80 anos. Fiz de tudo para servir ao meu país, então já fiz o suficiente. Mas se Lula quiser me oferecer um quartinho nos fundos e me chamar para tomar um café com ele de vez em quando, isso seria grande. Mas depende dele, não de mim."

INFLAÇÃO, INFLAÇÃO

O Financial Times, ouvindo analistas de mercado brasileiros, publica que "Bolsonaro aposta que melhora da economia será bênção eleitoral", sobre a recuperação no emprego e no setor de serviços. "No entanto, em 11,4% ao ano, a inflação continua alta", anota.

E a Bloomberg entrevistou Pérsio Arida, que foi presidente do Banco Central e "conselheiro econômico de Gerald Alckmin, agora companheiro de chapa de Lula". Ele alerta que medidas recentes estimularão mais inflação:

"O problema é que Bolsonaro dobrou as regras fiscais para transferências de dinheiro e isenções de US$ 11 bilhões, criando despesas adicionais sem fonte estável de financiamento."

INSOLÚVEL

No Washington Post, "Brasil endurece na cracolândia, e o mercado de drogas se espalha". A abordagem de "pressão policial" serviu, mais uma vez, "só para ver a cracolândia ressurgir em local diferente, para horror dos moradores e negociantes afetados" (acima).

Além das autoridades paulistas, anota o jornal, agora Bolsonaro e Lula têm ideias para enfrentar o que, segundo um pesquisador do Cebrap, "é mais que um dilema —é insolúvel".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.