Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Europa e China se voltam para o 'celeiro do mundo' e seu 'trigo dos trópicos'

Além dos navios ucranianos, gigantes consumidores buscam alternativas de 'segurança alimentar' no Mercosul e na Embrapa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O New York Times pergunta em título "para onde estão indo" os navios da Ucrânia e responde no texto: "Dois para Turquia. Um para Inglaterra. Um para Irlanda. Outros para Itália e China. Nenhum para Iêmen, Etiópia ou outros que enfrentam níveis catastróficos de fome."

Isso depois que "Zelenski falou ao presidente de Botsuana que estava 'pronto para ser o garantidor da segurança alimentar do mundo'". Mas a má vontade americana com o acordo que liberou os navios não é nova —e remete ao fato de os EUA terem ficado de fora da negociação.

A busca por alternativas de segurança alimentar prossegue, de olho agora no Brasil e seus vizinhos. Na alemã Der Spiegel, também com título-pergunta: "O que o trigo dos trópicos pode fazer?" (acima). A extensa reportagem destaca que "no Brasil o cultivo de novas variedades que crescem mesmo no calor está em franca expansão".

O país "quer se mostrar uma solução para a crise alimentar mundial". Ouvindo o presidente da estatal, a revista diz que "o trigo desenvolvido pela Embrapa poderia muito bem ser cultivado na África subsaariana".

O portal chinês Guancha publica análise ainda mais extensa do Instituto Liaowang, "think tank" ligado à Xinhua, com mais um título-pergunta: "O 'celeiro do mundo' pode compensar a lacuna no suprimento global de alimentos?". É referência ao Mercosul.

Analisa declarações do chanceler uruguaio, de que vai pressionar o bloco por acordo de livre comércio com a China, e uma entrevista do engenheiro agrônomo José Giacomo Baccarin ao Jornal da Unesp, sobre o efeito das exportações no custo interno dos alimentos.

Diz que, "de fato, esses próprios países enfrentam problemas de fome", daí eventuais pressões para limitar a venda. Apesar delas, o Mercosul "ainda é a principal fonte mundial de alimentos" e "a China deve tomar providências com antecedência para fortalecer a cooperação".

CHANCES DE ELEIÇÃO

Na Bloomberg, os preços no Brasil tiveram a maior queda desde 1980 "após Bolsonaro reduzir taxas para elevar suas chances de reeleição". Sublinha que "ainda assim as pressões inflacionárias permanecem. O custo dos alimentos subiu 1,3%, com o leite subindo 25,46%".

MULTIPOLARIDADE

Reunindo três pesquisadores de cada país, "think tanks" de Nova Déli e Brasília lançaram "Índia e Brasil na Ordem Global Multilateral", com estudos para ampliar, a partir das "percepções de multipolaridade compartilhadas", a "parceria estratégica" que estabeleceram em 2006.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.