Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Imprensa asiática se alarma com mísseis sobre Taiwan

Disparos teriam chegado perto do Japão, última etapa da viagem de Nancy Pelosi, que foi 'esnobada' na Correia do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em destaque no Asahi Shimbun e no Yomiuri Shimbun, dois dos principais jornais de Tóquio, "segundo o Ministério da Defesa [do Japão], quatro dos mísseis disparados teriam passado sobre Taiwan".

A informação japonesa foi manchete e texto mais lido no site da americana Bloomberg, acrescentando que a rede chinesa CCTV ouviu Meng Xiangqing, "professor da Universidade de Defesa Nacional do Exército de Libertação Popular, confirmando a trajetória do míssil sobre Taiwan". Segundo Meng, foi "um sinal claro para as autoridades taiwanesas de que os exercícios atuais excedem todos os anteriores em escala e dissuasão".

Mais tarde, na manchete do Zhongguo Shibao, de Taipé, "Míssil chinês voou sobre Taiwan?", com a resposta vaga: "O Ministério da Defesa Nacional afirmou que a principal rota de voo dos mísseis balísticos após o lançamento é fora da atmosfera, o que é muito importante para a vastidão do sobrevoo". O órgão acrescentou que "informações sobre a trajetória de voo não serão divulgadas, considerando que o disparo visa, como objetivo principal, nos dissuadir".

Nas chamadas no Japão, mais importante do que o sobrevoo da ilha foi que "cinco mísseis balísticos chineses caíram pela primeira vez na zona econômica exclusiva do Japão". Os jornais ressaltam que são "em resposta à visita de Pelosi" —que agora chegou a Tóquio e "está programada para se reunir com o primeiro-ministro Fumio Kishida".

Em fotos veiculadas em mídia social e reproduzidas por Chosun Ilbo e outros, Nancy Pelosi chega ao 'aeroporto vazio' (no alto, na escada) no momento em que Yoon Seok-yeol (embaixo, no centro, de pé) estava no teatro em Seul - Reprodução

Já o mandatário sul-coreano Yoon Seok-yeol evitou encontrar a presidente da Câmara dos EUA, cuja passagem de dois dias por Seul foi carregada de constrangimento. Um dos poucos veículos ocidentais a noticiar, o Financial Times publicou o título "Presidente sul-coreano esnoba Pelosi".

A desfeita teria começado no desembarque. Na manchete do Chosun Ilbo, de Seul, "Um aeroporto vazio na chegada de Pelosi". Naquele momento, informou o jornal, Yoon assistia uma peça de teatro, saindo em seguida para jantar com os atores.

Ele tirou cinco dias de férias e, apesar de permanecer na capital sul-coreana, só aceitou ceder um telefonema à parlamentar americana.

BIDEN FUMEGANTE

Em Washington, a Casa Branca, já "fumegante" com a presidente da Câmara, segundo a Bloomberg, passou a pressionar o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o também democrata Bob Menendez —que quer aprovar US$ 4,5 bilhões para os militares taiwaneses.

Menendez e Pelosi defenderam as suas ações em artigos por New York Times e Washington Post, respectivamente, ambos contornando Biden.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.