Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Xi e Biden distribuem bilhões para tirar chips de Taiwan

China, que começou antes, já enfrenta escândalo de corrupção; nos EUA, NYT apoia e WSJ critica 'política industrial'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No final do ano passado, um ensaio de repercussão na revista Parameters, do Army War College, a escola superior de guerra dos EUA, lançou uma imagem que chamou de "Ninho quebrado". Partia de um provérbio chinês, "Num ninho quebrado, como pode haver ovos inteiros?", para defender "uma estratégia de terra arrasada que tornaria Taiwan pouco atraente, se tomada à força".

Especificamente: "destruir as instalações pertencentes à TSMC, a fabricante de chips mais importante do mundo".

Há uma semana, no auge da crise em torno de Taiwan, o presidente da TSMC surgiu na CNN alertando que, em caso de invasão, sua fábrica se tornaria "inoperável". "A guerra não traz vencedores, todos perdedores", afirmou Mark Liu.

Na revista Caixin, a 'tempestade' do grande fundo de chips da China - Reprodução

Também coincidindo com a crise, o Congresso americano aprovou finalmente o Chips Act, um incentivo bilionário do governo para empresas privadas montarem fábricas de chips ou semicondutores nos próprios EUA, diminuindo sua dependência de Taiwan.

A China já havia dado incentivo semelhante, diante das crescentes sanções americanas à compra de chips avançados de Taiwan pelas empresas chinesas.

O Chips Act, defendeu o New York Times em editorial, até "pode ser descrito como cópia da China, só que os EUA foram o primeiro grande praticante dessa política industrial". Já o Wall Street Journal, também em editorial, criticou os "defensores de política industrial" que querem os EUA "imitando" a China em semicondutores —e apontou os problemas que começam a aparecer por lá.

Problemas que são a capa da edição desta semana da Caixin, de Pequim, "Escândalo de suborno lança sombra nas ambições de chips da China". Desde o mês passado, vários executivos estão sob investigação, numa "tempestade anticorrupção".

Por outro lado, o investimento acelerado em pesquisa e desenvolvimento de semicondutores pelas empresas chinesas resultou no primeiro com tecnologia de 7 nanômetros, como alguns daqueles produzidos em Taiwan.

Pequim vai reduzindo o impacto do eventual "ninho quebrado" —e Washington a segue, gastando bilhões para não depender da mesma TSMC. Já Taipé vai ficando pelo caminho, sob ameaça de acabar perdendo seus dois grandes clientes.

Nesta sexta, o WSJ noticiou que Joe Biden e Xi Jinping já acertam um encontro pessoal, para novembro.


Leia também, da coluna impressa de sábado (13), "Serena Williams vai das capas da Vogue para a Faria Lima".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.