Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Comandante do Exército impediu prisão de golpistas, publica Washington Post

'Vocês não vão prender pessoas aqui', teria dito o general Júlio César de Arruda ao ministro Flávio Dino; 'centenas' escaparam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Washington Post de domingo, com a chamada de capa "Exército do Brasil deixou centenas de insurgentes escaparem, dizem autoridades", em reportagem assinada por Anthony Faiola, Samantha Schmidt e Marina Dias, sobre o domingo anterior, 8 de janeiro, em Brasília:

"Os insurgentes se retiraram para um lugar que haviam feito de santuário: o gramado do lado de fora do quartel-general do Exército. Quando altos funcionários do governo Lula chegaram com o objetivo de garantir a prisão dos insurgentes, depararam-se com tanques e três linhas de militares. 'Vocês não vão prender pessoas aqui', disse o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, ao novo ministro da Justiça, Flávio Dino, segundo duas autoridades presentes."

Reprodução/The Washington Post

No registro em português de Dias, em mídia social: "Como o Exército impediu a prisão de vândalos em 8/1? Conseguimos detalhes exclusivos da chegada da trinca Dino-Múcio-Costa ao QG militar naquela noite. Comandante disse a Dino: 'Vocês não vão prender pessoas aqui'."

Também em extensa reportagem no fim de semana, o New York Times se concentra nas falhas das autoridades do Distrito Federal, mas avalia que "a violência no coração da capital do Brasil colocou o país talvez em sua conjuntura política mais desafiadora desde que líderes civis substituíram uma ditadura militar de 21 anos em 1985".

GREENWALD VS. BARROS

O jornalista americano Glenn Greenwald, hoje com programa na plataforma Rumble, foi questionado por Celso Rocha de Barros, colunista da Folha, e ambos devem realizar um debate sobre as críticas feitas pelo primeiro ao Supremo. Diálogo dos dois via Twitter, no sábado, em inglês no original:

"Caro Greenwald, vejo que você gravou um programa expressando o ponto de vista bolsonarista sobre as recentes decisões do STF e a crise política brasileira. Você gostaria de discutir a visão oposta no ar, num debate aberto, sem edição? Eu sou voluntário."

Greenwald: "Não acho que a preocupação com o poder judicial excessivo, a falta de devido processo legal e a politização do Judiciário sejam valores 'bolsonaristas'. Aliás, são esses mesmos valores que me fizeram aceitar o risco de ir para a cadeia por reportar sobre a Vaza Jato. Mas fico feliz em debater com qualquer pessoa de boa fé".

Barros: "O argumento bolsonarista é que se trata de liberdade de expressão, de indivíduos se posicionando contra o poder. É exatamente o oposto. Marque a data".

PS - Greenwald e Barros acertaram debater na quarta (18) pela TV Folha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.