Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Xi eleva tom contra Biden por tentar 'suprimir' China

Cerco de 'ocidentais liderados pelos EUA trouxe desafios sem precedentes', diz líder; 'arriscam catástrofe', diz chanceler

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A chamada na agência Xinhua foi protocolar, "Chanceler chinês conclama EUA a optar por coexistência mutuamente benéfica", durante coletiva ao assumir o cargo, no Congresso Nacional do Povo.

Já o portal nacionalista Guancha, de Xangai, manchetou "Qin Gang: EUA querem que a China não revide quando atingida ou censurada, o que é impossível". No South China Morning Post, de Hong Kong, "Qin diz que contenção e supressão não tornarão a América grande e não vão parar a China".

A manchete da Bloomberg, entre outros americanos, foi ainda mais carregada, "China adverte que EUA arriscam catástrofe com movimentos para 'conter' Pequim", editando esta passagem da coletiva de Qin:

"Os EUA dizem que querem superar a China e não buscam o conflito, mas, na realidade, sua suposta competição visa conter e suprimir a China em todos os aspectos. É uma aposta imprudente que coloca em risco os interesses fundamentais dos dois povos e até o futuro da humanidade."

No Wall Street Journal, discurso de Xi Jinping 'mira diretamente nos EUA', o que é 'raro'
No Wall Street Journal, discurso de Xi Jinping 'mira diretamente nos EUA', o que é 'raro' - Reprodução

Antes de Qin, falou Xi. A transcrição distribuída pela Xinhua, do primeiro discurso do líder Xi Jinping no congresso, na segunda, não reproduziu o trecho bombástico, mas a transmissão pelas redes estatais de rádio e TV, sim.

Wall Street Journal (imagem acima), Bloomberg e por fim o New York Times enfatizaram então uma declaração de Xi, com o que foi descrito na segunda como um "tiro direto nos EUA". Falou ele:

"A contenção e a supressão abrangentes pelos países ocidentais liderados pelos EUA, nos últimos anos, trouxeram desafios severos e sem precedentes para o desenvolvimento da China."

CHIPS

Sem a menção aos EUA, a capa do Renmin Ribao (Diário do Povo) de terça destacou uma conclamação de Xi Jinping aos industriais chineses, na mesma linha, "Coloque de lado o fardo e desenvolva com ousadia".

Mais concretamente, na manchete digital do Financial Times, "China refaz ministérios para enfrentar o Ocidente em tecnologia", começando pelos chips ou semicondutores.

Reprodução/Ziyou Shibao

MCCARTHY NÃO VEM MAIS

Por outro lado, o FT revelou que a presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, "convenceu o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, a se encontrarem na Califórnia em vez de Taipé, em abril, para evitar uma resposta militar chinesa, conforme tensões crescem entre Pequim e Washington".

A notícia foi corroborada pela agência Reuters e repercutiu por jornais de Taiwan como o oposicionista Lianhe Bao (United Daily News) e o governista Ziyou Shibao (Liberty Times, imagem acima), com a posição do governo local de que ainda não pode confirmar o encontro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.