Nina Horta

Escritora e colunista de gastronomia, formada em educação pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nina Horta

Tive coragem de comprar masterclasses de cozinha

Em aula, chef insiste na técnica e na prática, prática, prática

1. Afinal tive coragem de comprar as masterclasses de cozinha. Comecei a ver o Thomas Keller, que parece um Gordon Ramsay aplacado, menos ansioso, mais estável. Insiste na técnica, é o que vai ensinar a cozinheiros caseiros, e insiste na prática, prática, prática. Coisa que a maioria de nós sabe, aquele primeiro bolo misterioso que com o tempo já sentíamos que estava pronto pelo cheiro, e que ficara seco, enfim, já o sabíamos de cor pela aparência. Vê-se como gosta de cozinhar, pelo carinho que tem ao mostrar até as panelas, passa a mão nelas com amor, com apreciação, com cuidado, cuida das facas, parece que aprecia até um pano de prato que coloca em baixo da tábua de madeira para que não escorregue. Extremamente sensato e inteligente fala com propriedade sobre esses termos que usamos de lá pra cá meio sem noção do que estamos falando. O que é orgânico? Da fazenda à mesa? Sustentável? Ainda não vi inteiro, mas por enquanto valeu a pena.

2. Havia na geladeira um potinho de azeitonas que nunca fora usado, talvez por não ter rótulo, ou por ninguém ter lembrado de tê-las comprado, ou por serem pequenas demais. Ontem minha filha me deu uma para experimentar com a cara iluminada. Eram a melhor coisa do mundo, e não eram azeitonas, e sim uvas em picles feitas pela Magê Flores, no ano passado, numa matéria de Natal que fizemos para a Folha. Ficaram lá esquecidas, quase um ano, e posso assegurar que são uma receita finíssima, daquelas de não nos esquecermos nunca mais. Única dúvida. Quanto tempo demora para adquirir aquela sutileza? De um Natal para o outro? Seria demais.

Pote com uvas em picles
Pote com uvas em picles - Adriano Vizoni - 28.nov.2017/Folhapress

3. Uvas em picles

Ingredientes

* 3 cachos (cerca de 1,5 kg) de uvas sem semente de diferentes cores, sem cabo, lavadas e secas 
* 1 pau de canela
* 2 xícara de vinagre de champanhe (ou prosecco)
* 1 xícara de água
* 1 xícara de açúcar
* 1 colher (chá) de sal
* 2 sachês de chá chai

Preparo

Corte as uvas ao meio e transfira tudo para um vidro grande. Adicione o pau de canela. Misture vinagre, água, açúcar e sal numa panela e leve para ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Despeje o líquido quente sobre as uvas. Acrescente os sachês de chá e tampe bem. Leve à geladeira. Retire os sachês depois de dois dias. Após quatro dias, as uvas em picles estarão prontas.

4. Não deixem de ver na Netflix a pequena série com Samin Nosrat. Chama-se "Sal Gordura Ácido Calor". Assim mesmo, sem vírgulas. É interessante e bonito.

5. E o que me contam da Guerra dos Cupcakes? Canal maluco! Só passa esse programa noite e dia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.