Nina Horta

Escritora e colunista de gastronomia, formada em educação pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nina Horta

Perfeito, rosbife ativa memórias

Estava suculenta, daquelas perfeições que se consegue de vez em quando com um simples bife

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prato com rosbife - Karime Xavier-2.dez.15/ Folhapress

Hoje não vou falar de bibliografia. Tenho um assunto mais premente. Bem que queria ter enjoado de comida. De comer e de fazer. É tanta matéria e programa sobre o assunto que o mundo não tem mais capacidade de assimilar tanta novidade gastronômica. Mas, não é que estamos todos, embasbacados, no cinema, na TV, fascinados?

É, não importa o exagero. O ato de cozinhar vai tão longe, um monte de pedras, as chamas lambendo a caça, o cheiro de fumaça. Acho  que é o único link que ainda me liga às primeiras mulheres de cócoras. O homem feliz, bebendo e comendo, satisfeito.

E o rosbife de ontem ativou memórias, saiu perfeito. Temperei um dia antes, só com sal e pimenta do reino, amarrei com barbante, pus na geladeira durante a noite. Umas duas horas antes de começar a fazer, tirei do frio, deixei ficar à temperatura ambiente.

Usei uma frigideira de ferro, pesada, com alça de ferro, quase incandescente, como o diabo gosta. Com um tico de óleo dourei a peça inteira no fogão e enfiei no forno a frigideira mesmo, com a carne sobre uma gradezinha para não encostar no fundo. Fiquei parada ali na boca do forno com esse calorão por uns 15 minutos e tirei daquela boca do inferno. Ficou na pia, descansando por uns 15 minutos, de novo, cozinhando a si própria, sangue indo, sangue vindo, e, na hora de comer, juro a vocês, não tinha assado, tinha se transformado. Estava suculenta, vermelha sem ser crua, daquelas perfeições que se consegue de vez em quando com um simples bife. A faca afundava docemente ao cortar as fatias.

Ah, a faca! Achei a faca que havia perdido logo depois que o Amyr Klink me mandou de presente. Como esse sumiço me chateou! Tanto orgulho e prazer com o mimo inesperado e ele some assim, dentro da minha própria casa. Pois tirando o pó da estante, atrás da prateleira da Virginia  Woolf, de seus livros, de suas cartas, biografias, enxerguei uma coisa estranha. Era o punho dela, da faca, não da Virginia, sujo, a lâmina enferrujada.

Impossível descobrir como fora parar ali. Uma bênção. Sou muito desastrada para trabalhos manuais, mas lixei de leve o punho, passei bicarbonato e vinagre na lâmina, que voltou a brilhar. Ainda estou de namoro com ela, dormindo no mesmo quarto.

E vocês não acreditam, foi me dando uma vontade de aprender a afiar facas antes de morrer, mas afiar de verdade, como uma profissional, perder horas pacientes com o fio da navalha, afiando na pedra, cuidando para que não enferrujem, que deslizem pelas comidas fazendo um serviço perfeito, como os homens e as mulheres que nem conheci, cantando baixinho e feliz com um sorriso no canto da boca. Esperem e verão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.