Nizan Guanaes

​Empreendedor, criador da N Ideias​.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nizan Guanaes

Caetano, I am a live

Quem tem voz tem que falar, cantar, pregar e animar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caetano está ensaiando canções natalinas para a sua live de Natal oferecida pela N.Ideias, e eu vou chorar. Aliás, todos nós precisamos chorar. E cada um de nós neste Natal 2020 tem um motivo.

Pessoas que vão ter pessoas faltando à mesa.Uma amiga terá dois lugares vazios (perdeu pai e mãe na pandemia). Outros perderam a empresa. Outros, o emprego. Outros, como a minha amiga Lícia Fábio, na Bahia, estão há quase nove meses trancados sozinhos e talvez assim passem o Natal também. Estamos todos no limite, exaustos. Minha esperança está exausta. Mas eu sou um privilegiado e não devo reclamar.

Eu chamo Luiza Trajano de Luizas Trajanos porque ela deve ser várias. Podia viver no bem-bom. Optou por cuidar do bom e fazer o bem. Lá está ela na live da diversidade, na live da mulher, na live daquela causa, daquela outra.

Quando eu canso, eu olho pra ela. Pra ela, pro Edu Lyra, pro Drauzio Varella, pra Geyze Diniz. E percebo que eu não tenho direito de cansar. De chorar, sim. De parar, não.

Quando eu tive Covid, ainda em março, no comecinho da pandemia, eu fiquei trancado 20 dias no meu quarto. Nunca fiquei tanto comigo. E fiz um pacto comigo mesmo de, mais do que nunca, ajudar e contribuir. Fiz lives, palestras, criei campanhas educativas, doei e doei-me.

Pensar nos outros é um impositivo social e humanista. E é também uma grande meditação, porque você esquece de si.

Lancei em junho uma campanha chamada Vai Ter Natal, incentivando as pessoas a montarem suas árvores de Natal e, assim, tirarem seus olhos do dia a dia tão difícil e incerto e colocarem a vista num ponto focal de esperança.

Nesses momentos, todos nós precisamos ser estadistas. “Não tenho nada a oferecer a vocês a não ser sangue, suor e lágrimas”, disse Winston Churchill aos britânicos diante da luta contra os nazistas na Segunda Guerra. A compaixão e a força de vontade, juntas, vencem os piores inimigos.

Esse festival de horrores trouxe a morte para a sala de jantar. E a morte dá limite aos homens, prova que não somos deuses. Ela se sentou a meu lado quando estive no meu quarto trancado, com a comida colocada à porta.

O vírus me aprisionou e me levou a fazer uma revisão dos meus 62 anos, o que eu fiz deles e o que devo fazer dos meus próximos anos.

Não saí do meu quarto santo, mas acho que saí mais humano. Pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Pensar nos outros é a melhor forma de egoísmo.

Este isolamento social mostrou a todos nós que a alegria é o outro. Que mesmo para os mais ricos dos homens, trancados em seus castelos, as coisas de que sentimos mais falta são de graça ou da graça.

Os outros são vida. Os outros são saúde mental. As lives explodiram pela necessidade do ser humano de conversar. Uma vez me perguntaram: o que você levaria para uma ilha deserta? Eu respondi na lata: gente!

Como diz o grande Hemingway, nenhum homem é uma ilha. A pandemia provou isso mais uma vez.

Este mundo desatento com as mudanças climáticas é um Titanic que julgamos inafundável rumando para um iceberg. Por isso quem tem voz tem que falar, cantar, pregar e animar. Ninguém pode largar a mão de ninguém.

Exausto, mais gordo, mais humano, sou um Papai Noel sem saco dando a você, meu país, o melhor presente que posso. Que ele nos faça chorar e dê de beber à nossa esperança. Porque enquanto não tivermos a vacina, ela é tudo o que temos.

Neste sábado, dia 19 de dezembro, às 21h no canal do YouTube de Caetano, vai ter Natal.

Um Natal feliz e seguro a você, meu querido leitor.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar o acesso gratuito de qualquer link para até cinco pessoas por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.