Nosso estranho amor

Paixões, desencontros, estabilidade e loucuras segundo Anna Virginia Balloussier, Pedro Mairal, Milly Lacombe e Chico Felitti. Uma pausa nas notícias pra gente lembrar tudo aquilo que também interessa demais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nosso estranho amor
Descrição de chapéu Relacionamentos

O campinho de futebol no chão do quarto

Estávamos apenas possuídos de euforia e de desejos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milly Lacombe

Eu não lembro exatamente como decidimos pegar aquela fita durex amarela e grudar no chão do seu quarto. Disso não lembro. Mas lembro do que aconteceu depois que usamos a fita para traçar os limites do que viria a ser um campo de futebol desenhado com durex sobre o assoalho de madeira. Naquele momento criamos um estádio só nosso, onde jogos memoráveis aconteceriam.

Eu também não me lembro do que a mamãe achou dessa inauguração porque, afinal, o campo estava no quarto de vocês e nossos jogos duravam algumas horas já que, num mesmo dia, um campeonato inteiro acontecia. Não lembro dela reclamando, e sei que isso eu escolhi apagar da memória porque não é possível que ela, brava como era, tivesse deixado de dar umas broncas na gente e na gritaria que cada partida produzia.

O que lembro em muitos detalhes é de como a gente construía nossos times. Os jogadores eram tampinhas de garrafas de refrigerantes, e os goleiros, um pouco maiores, eram aquelas tampinhas prateadas de uma garrafa de cerveja que eu sei que você só comprava para repor os guarda-metas — como você às vezes se referia aos goleiros. Sei disso porque você não tomava cerveja.

Tampinha metálica de garrafa de vidro
Marcelo Justo - 29.jun.11/Folhapress

Aos poucos, começou a me parecer absolutamente normal a forma paranoica com que passamos a reagir quando alguém em casa pegava uma garrafa de refrigerante nas mãos. Nessa hora nós dois berrávamos enquanto corríamos em direção à pessoa: "Cuidado! Deixa que eu abro! Não pega o abridor desse jeito! Olha o que você tá fazendo. Você tá machucando a tampinha! Cuidado!". A gente sabia perfeitamente que aquela não era uma tampinha, aquele era um jogador. Onde todos viam tampinha, a gente via sonhos.

Tínhamos plena consciência de que uma munheca pesada e descompromissada, armada de um abridor, amassaria a tampinha a ponto de inutilizá-la para sua função primordial, que era praticar a arte do futebol de tampinha. O resto da casa nos julgava amalucados e adoentados, mas não estávamos nem malucos, nem doentes. Estávamos apenas possuídos de euforia e de desejos. A técnica que adquirimos para abrir uma garrafa sem danificar a tampinha era digna de aplausos, mas apenas você e eu vibrávamos. O resto da casa reclamava da "demora ridícula para abrir uma simples garrafa de refrigerante".

Lembro de você sentado no chão dando seus petelecos nas tampinhas. Lembro de como eu posicionava o goleiro tentando fechar os ângulos para evitar um gol do seu time. Lembro de como eu ficava feliz quando o goleiro prateado fazia uma defesa. Lembro de como você levava os jogos a sério, legitimando meus delírios, me explicando sobre o futebol, sobre a alegria de vencer e a importância de perder.

Aquelas tampinhas não eram mais tampinhas, mas só você e eu sabíamos disso. Você me ensinou sobre a importância de mudar o olhar para ver elementos novos em lugares velhos. Foi ali naquele campinho monodimensional que eu aprendi que as coisas têm o significado que a gente dá a elas. Foi ali que entendi que um tabuleiro improvisado e desenhado sobre um chão de madeira pode ser tão sagrado quanto o Maracanã, o Camp Nou, a Bombonera ou Wembley.

Aquele campinho não existe mais no chão do quarto que um dia já foi também seu e que hoje é só da mamãe. Você não existe mais. Mas o amor que ainda sinto me aproxima de você e daquele ambiente que um dia foi tão nosso. O amor, esse sentimento que transcende as leis do tempo-espaço, me ensina que, para te reencontrar, basta fechar meus olhos e ajustar minha consciência. É assim que, muitas e muitas vezes, a gente volta a jogar futebol de tampinha no chão do quarto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.