Nosso estranho amor

Paixões, desencontros, estabilidade e loucuras segundo Anna Virginia Balloussier, Pedro Mairal, Milly Lacombe e Chico Felitti. Uma pausa nas notícias pra gente lembrar tudo aquilo que também interessa demais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nosso estranho amor
Descrição de chapéu Relacionamentos

Ruby e Setzer no reino dos peludos

A história de amor de um casal que faz parte do Furry Fandom

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Ai, vocês vão se dar super bem, ele é furry!" A amiga da tradutora Ary Sousa, 38, estava certa. Ela se deu tão bem com o assistente operacional Ivo Filgueiras, 38, que acabou fazendo duas coisas que mudariam sua vida para sempre.

A primeira foi subir no altar com o rapaz de cavanhaque e sorriso tímido, em 2013, metida num vestidão branco de cauda, tudo como manda o figurino da Igreja Católica. A segunda, entrar de cabeça no universo que tanto encantava o marido, o Furry Fandom, comunidade de fanzocas das artes antropomórficas. Reino de fãs dos peludos é uma tradução possível.

A tradutora Ary Sousa, 38, e o assistente operacional Ivo Filgueiras, 38, incorporados nas fursonas Ruby e Siljuelas - Arquivo pessoal

Outra forma de descrevê-los: pessoas que criam um personagem de pelúcia meio animal, meio humano, e que gostam de se fantasiar como eles. Mickey, Pato Donald, Pernalonga eram todos como os seres híbridos que sua tribo emula, explica Ary.

Ary, aliás é seu nome "na vida real". Nesse mundo de fantasia, pode chamá-la de Ruby. Sua fursona (a persona furry bolada por ela) é uma raposa dragão. O traje mescla pelagem castanha, vermelha e vinho. É um tipo canino com as asinhas da figura mitológica.

"Minha cor favorita é rosa, mas numa fursona não ficaria legal, não daria o sentimento que eu gostaria. Vejo a Ruby como expressão do que sou: agitada, expansiva, falo alto. Rosa era muito meigo, fofinho."

Tinha uma pedra no caminho. "Tenho uma lembrança de infância do brinco de rubi que ganhei do meu pai. Nem serve mais, é pequenininho." Daí a ideia de batizar sua personalidade peluda com o termo em inglês para a pedra preciosa.

A tradutora Ary Sousa, 38, e o assistente operacional Ivo Filgueiras, 38, se conheceram em 2010 e hoje participam juntos da comunidade furry do Brasil, a cultura que adere a personagens animais ficcionais. A fursona (personagem) dela se chama Ruby, a dele, Setzer - Arquivo pessoal

A fursona de Ivo é o Setzer, homenagem a um personagem de videogame. Mas Setzer não tem uma fursuit (a indumentária de pelúcia) próprio. Em eventos, vai vestido com a fantasia que comprou de um amigo e chamou de Siljuelas. Lembra um gambá do mato.

Alguns desses trajes podem custar o valor de um carro popular, diz Ary. Difícil um minimamente ok sair por menos de R$ 10 mil. Mas não dá para precificar a sensação gostosa que é "ficar brincando de faz de conta", um escape que a tradutora compara a jogar RPG. Também tem o autocuidado envolvido. "Compro até roupa para a fursuit. Já comprei saia, blusa, maiô."

Ary curte há tempos eventos de anime. "Sempre gostei muito da neko", conta. Vê-se muitas pelas ruas da Liberdade, o bairro japonês de São Paulo: pessoas fãs desse híbrido ficcional de felino e humano. "A menininha com orelhinha de gatinho, rabinho e luvinha", ela resume.

A amiga que a apresentou ao futuro marido, e que depois virou madrinha do casamento, apostava que eles se entrosariam. Bingo.

Um dia Ary e Ivo saíram com a mesma galera, um empório em Santos, desses com comida de barzinho. Já sabiam que a amiga de ambos estava fazendo cosplay de cupido. Ficaram sem graça, um em cada ponta da mesa.

Certa hora, acabaram sentados lado a lado. "Ele falou de um game que eu amo, o Samurai Shodown, um jogo de luta." Golpe certeiro. "A gente trocou contato e começou a conversar pelo MSN." Aos jovens: ela se refere a um paleozoico aplicativo de conversa, um vovô do WhatsApp.

O primeiro beijo demorou. Ary e Ivo saíram duas vezes antes. Na terceira, foi ela quem partiu para o ataque. "Ele era muito tímido. Pensei, poxa, até agora nada. Não aguentei e dei um beijo. Falei, ‘ai, tava demorando muito’."

Demorou também para voltarem à Brasil FurFest, ou BFF, que também é a sigla em inglês para "melhores amigos para sempre". A convenção dos furries acontece no próximo fim de semana, em Santos, sob o mote "A Fantástica Fábrica de Chocolates".

Ary está confiante de que a vida ficará doce de novo após duas edições perdidas para a pandemia. Já são cerca de 700 inscritos, diz ela, que é vice-presidente do evento.

Mais azeda foi a reação de seu pai quando viu pela primeira vez a filha e o marido com suas respectivas fursuits. "Ficou irritadíssimo, achou que era besteira total. Tipo uma infantilidade, sabe?" Ela fingiu que a zanga paterna não era com ela.

Para a quase quarentona, a vida a dois é melhor com o Furry Fandom. Só não quer saber de sexo animal, brinca. É um preço que definitivamente não está disposta a pagar. "Sabe quanto custa uma fursuit? É muito caro e muito quente. Deus me livre!"

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.