O Curioso

Marcelo Duarte é escritor, jornalista e, acima de tudo, curioso

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

O Curioso

Saiba quem batizou o cachorro-quente e outras curiosidades sobre o sanduíche

Será que tem carne de cachorro nas salsichas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando a gente tá comendo aquele dogão nem imagina a quantidade de histórias que existem dentro dele. E nem estou me referindo a uma velha e infundada lenda de que as salsichas são feitas com papel de jornal. São mesmo histórias curiosas sobre a origem da salsicha, do pão com salsicha e principalmente do nome cachorro-quente. Vou contar algumas delas.

Quem inventou o nome "cachorro-quente"?

Há mais de uma versão. A mais conhecida delas diz que o termo "hot dog" apareceu em abril de 1901, nas arquibancadas do estádio Polo Grounds, em Nova York, durante um jogo de beisebol do time do New York Giants.

Você sabe tudo sobre cachorro-quente? - Alexandre Aragão/Folhapress

Vendedores ambulantes passavam anunciando: "Compre sua dachshund enquanto ainda estão quentinhas!". "Dachshund", na época, servia tanto para a raça de cachorro alemã de corpo comprido quanto para a salsicha, justamente pela semelhança do formato do embutido com os cãezinhos alemães. Até hoje continuamos chamando os dachshund de "cachorros-salsicha".

O cartunista Tad Dorgan, do New York Journal, achou aquilo engraçado e publicou dias depois um desenho de cães dachshund enrolados em cobertores (e, portanto, bem quentinhos!).

Como ele não sabia a grafia correta da raça, escreveu apenas "hot dogs!", ou "cachorros quentes". A história é curiosa, mas esse desenho nunca foi encontrado. Pesquisadores apontam que o termo "hot dog" apareceu pela primeira vez no jornal americano Evansville Daily Courier bem antes, em 14 de novembro de 1884.

Salsicha tem carne de cachorro?

Hoje em dia as salsichas podem ser feitas com carnes bovinas, suínas ou de aves (ou até mesmo incluindo restos dessas carnes, é sempre bom espiar a embalagem). Existem também as salsichas vegetais. Cachorro, pelo que se saiba, não.

Mas, 200 anos atrás, dizia-se que os açougueiros alemães usavam carne de cachorro para fazer suas salsichas. Na Alemanha, naquela época, o consumo de carne de cachorro era comum em algumas regiões do país.

Como havia um certo mistério sobre a origem da carne da salsicha, na década de 1890, os alunos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, chamavam os vendedores de "carrinhos de cachorros". O que se sabe é que foram os alemães que apelidaram as salsichas de "dachshund".

Quando foi que o pãozinho entrou nessa história?

No começo, as salsichas eram vendidas quentes, mas sem o pão em volta. O pão com salsicha teria nascido depois que o nome "hot dog" já estava se popularizando.

Também há mais de uma versão para essa história. Uma delas: em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes bolou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas.

Só que os clientes esqueciam de devolvê-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.