Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado
Descrição de chapéu

Polarização na internet não parece ser causada pelas "bolhas"

Perigo dos guetos informacionais tem sido bastante superestimado, segundo estudo

Para pesquisadores, polarização é um fenômeno circunscrito aos usuários mais engajados de redes sociais
Para pesquisadores, polarização é um fenômeno circunscrito aos usuários mais engajados de redes sociais - Loic Venance/AFP

Mídias sociais como Facebook, Twitter e WhatsApp têm sido insistentemente acusadas de fomentar a polarização política ao criarem "bolhas" e "câmaras de eco", verdadeiros guetos informacionais nos quais usuários interagem apenas com quem pensa de maneira semelhante, reforçando e consolidando pontos de vista divisivos que têm tornado impossível o debate público.

Um estudo publicado nesta semana por pesquisadores americanos ("Avoiding the Echo Chamber about Echo Chambers, Knight Foundation", 2018) argumenta, porém, que o perigo dos guetos informacionais nas mídias sociais tem sido bastante superestimado.

Os autores mostram por meio de uma revisão da literatura científica que, embora exista seleção no consumo de notícias e informações de acordo com a orientação política, a dieta informacional das pessoas, inclusive daquelas muito partidárias, é mais variada do que se supõe.

Leitores de direita, por exemplo, consomem mais notícias de veículos de direita, mas leem também a grande imprensa e até, ocasionalmente, veículos de esquerda.

Os autores chamam a atenção também para a autosseleção mais intensa das interações sociais que ocorrem fora da internet. Nas interações sociais diretas, as pessoas selecionam ainda mais com quem se relacionam de acordo com a orientação política e, quando interagem com pessoas diferentes, evitam assuntos sensíveis, como política e religião.

Por que então temos a nítida percepção de que a polarização é aguda e de que nas mídias sociais o problema se acentua?

A resposta dos autores retoma a constatação de outros pesquisadores: a polarização é um fenômeno circunscrito aos mais engajados, que são também os mais visíveis e os mais influentes nas mídias sociais.

Embora, como mostram muitos estudos, a sociedade americana (e poderíamos acrescentar a brasileira) não esteja polarizada, a esfera pública na qual prevalecem os mais engajados está polarizada.

Ainda que alguns se sintam aliviados com essa constatação, ela não deveria trazer conforto. O sentimento de que a esfera pública é hoje um ambiente tóxico tomado por um diálogo de surdos não é uma ilusão criada pelas mídias sociais, que distorceriam uma realidade geral mais nuançada.

Esses poucos que estão muito polarizados são aqueles que, por seu poder e influência, estruturam e organizam o debate público, tanto nas novas como nas velhas mídias. São eles também que, no final, orientam e informam os menos engajados, para o bem ou para o mal.

As mídias sociais não parecem ser a causa da polarização política, nem nos EUA nem no Brasil. Mas o problema existe e não é uma miragem.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.