Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado
Descrição de chapéu stf Lula pt

Está faltando responsabilidade com a democracia

Ataque contra acampamento pró-Lula foi tratado como algo condenável, mas não muito grave

É assustadora a falta de compromisso do establishment brasileiro com o pacto democrático. Parece que o antagonismo político chegou a um ponto tal que alguns dos principais atores preferem um benefício eleitoral de curto prazo a zelar pelas condições que garantem a vigência da democracia liberal.

Quando olhamos para o passado recente, ainda não sabemos bem o que motivou as principais forças políticas do país a embarcarem na perigosa aventura do impeachment de Dilma Rousseff.

É bem verdade que Dilma, tão logo assumiu o segundo mandato, traiu seu eleitorado, perdeu o controle do Congresso em plena crise fiscal e despertou poderosas mobilizações de rua contra si. Por outro lado, Dilma tinha sido recém empossada após um processo eleitoral legítimo e as bases para o seu impeachment eram bastante frágeis –na melhor das hipóteses.

Manifestante segura blusa com sangue; duas pessoas teriam sido feridas por tiros disparados contra o acampamento Marisa Letícia, onde estão os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba (PR)
Manifestante segura blusa com sangue; duas pessoas foram feridas por tiros disparados contra o acampamento Marisa Letícia, onde estão os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba (PR) - Reprodução/Facebook/Frente Brasil Popular

O vai e vem das forças do establishment, que durante todo o ano de 2015 oscilaram entre apoiar e rejeitar a demanda das ruas pela deposição da ex-presidente, mostra que todos ponderaram bem os riscos do impeachment. Não se tratava, afinal, de impedir um outsider audacioso como Fernando Collor de Mello, mas de interromper o mandato de uma presidente eleita pelo principal partido do país.

Entre os partidos grandes, o PT é o que tem mais consistência ideológica, é o segundo em número de filiados e o que tem o maior nível de preferência dos eleitores —mais do que o segundo, o terceiro e o quarto colocados somados. O partido é tão importante para a política brasileira que todo o espectro político se organiza em relação a ele.

Por esse motivo, era óbvio para quem refletisse, que interromper o mandato de uma presidente eleita pelo PT não significava apenas uma mudança de ocupante no Palácio do Planalto, mas um profundo abalo nas vigas que sustentam o sistema político brasileiro.

Como se não bastasse, dois anos depois de Dilma perder o mandato, o ex-presidente Lula foi condenado e preso, o que aprofundou ainda mais a crise.

Ainda que o furor investigativo da Lava Jato tenha sido duro também com o MDB e com o PP, a diferença na capacidade de se defender fez com que o ônus político da investigação recaísse de maneira muito desigual sobre o PT que, depois da ex-presidente Dilma, vai perder agora o candidato que lidera a corrida eleitoral para presidente.

Se o impeachment de Dilma e a prisão de Lula já eram motivo suficiente para temermos pela integridade da nossa democracia, nos últimos dias a situação se tornou definitivamente alarmante, depois que um acampamento em apoio ao ex-presidente foi atacado com tiros em pleno centro de Curitiba.

Um atentado dessa natureza, em qualquer democracia, deflagraria uma dura ofensiva policial e seria unanimemente condenado por todas as forças do espectro político. Aqui, no entanto, o episódio foi tratado pelos políticos, pela grande imprensa e por boa parte da opinião pública como algo condenável, mas não muito grave.

Embora o atentado tenha ganho a capa dos três grandes jornais, em nenhum deles foi a manchete principal. De todos os principais candidatos a presidente, apenas Marina Silva, Ciro Gomes e Manuela Dávila condenaram os ataques. Geraldo Alckmin, Joaquim Barbosa, Álvaro Dias e, claro, Jair Bolsonaro, se calaram. No dia seguinte ao atentado, matérias sobre os tiros foram pouquíssimo difundidas no Facebook, nenhuma delas ficando entre as 40 matérias políticas mais compartilhadas.

Nos "Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio" Maquiavel nos ensina que Roma só conquistou a estabilidade porque soube incluir no jogo institucional todas as forças políticas relevantes –exatamente o oposto do que acontecia com a sua Florença natal, marcada por guerras civis e assassinatos políticos.

Estamos mesmo aceitando que um atentado político aconteça numa capital sem que isso desperte uma reação à altura? O meio político acredita mesmo que podemos ter uma democracia funcional sem a presença de um partido de esquerda com viabilidade eleitoral? Ou será que a liderança política da direita e da centro-direita passou a acreditar na retórica, tola e demagógica, de que a esquerda não merece participar das eleições?

Estão todos perdendo o juízo?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.