Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado
Descrição de chapéu Eleições 2018

Confiança no sistema

Se Bolsonaro é o candidato contra o sistema, o PT é o partido do sistema

Pode parecer contraintuitivo, mas se Bolsonaro é o candidato contra o sistema, o PT é o partido do sistema —não do sistema socioeconômico, mas do sistema de representação política.

Há anos os brasileiros perderam a confiança no sistema de representação. Há uma desconfiança generalizada nas instituições políticas em geral e nos partidos em particular. Hoje, 68% dos brasileiros não confiam nos partidos, segundo o Datafolha (eles são 87% no Ibope, que usa metodologia diferente).

No entanto, nos últimos dois anos, o Partido dos Trabalhadores voltou a ganhar a preferência dos eleitores (24% deles preferem o partido), mesmo se a confiança nos partidos como um todo não melhorou.

Como é possível que os brasileiros mantenham um nível tão baixo de confiança nos partidos políticos em geral e, ainda assim, a preferência pelo PT venha aumentando? 

Confiança em partido e preferência partidária são conceitos diferentes, mas seria razoável esperar que, ao cair a confiança, a preferência por partidos específicos também caísse. É o que aconteceu, por exemplo, em 2015 e 2016, quando a desconfiança nos partidos aumentou e, simultaneamente, a preferência pelo PT diminuiu.

É essa combinação que se alterou a partir de 2017, quando a desconfiança permaneceu alta, mas a preferência pelo PT começou a crescer rapidamente.

Em meio à crise do impeachment, enquanto a população e a parcela que protestava contra a corrupção rejeitavam a maior parte dos partidos e dos políticos, os petistas e as forças que mobilizaram reforçaram sua confiança nas lideranças políticas de esquerda e em partidos como o PT e o PSOL.

Embora o discurso petista seja o de denunciar o “golpe” que derrubou Dilma Rousseff, a estratégia de combatê-lo participando ativamente das eleições termina demonstrando uma convicção na capacidade autocorretiva do sistema de representação. Se, segundo os petistas, o impeachment foi um desvio democrático, ele poderia ser restaurado com uma vitória nas urnas.

Enquanto isso, Bolsonaro explora a corrente de opinião majoritária que acredita que o sistema político é incapaz de regenerar-se. Quanto mais desafiador e inconsequente ele é, mais ele parece adequado para essa porção do eleitorado que pede uma espécie de choque autoritário. 

O bom desempenho do PT na corrida eleitoral —que se deve às boas lembranças dos tempos de prosperidade e à azeitada máquina eleitoral petista— talvez esconda o grande descompasso entre a corrente de opinião de esquerda e o resto da população. 

Enquanto no país reina uma descrença generalizada, os petistas ainda acreditam que o sistema político pode funcionar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.