Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado
Descrição de chapéu Eleições 2018

Ceticismo seletivo

Atentado contra Jair Bolsonaro gera interpretações divididas

Como todo episódio político quente, o atentado contra Bolsonaro também gerou interpretações divididas. Na esquerda, difundiram-se aquelas que diziam que o atentado não tinha acontecido ou que não tinha a gravidade anunciada. 

Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, na manhã do dia 7 de setembro, mostrou que surpreendentes 40,5% das interações no Twitter sobre o atentado encampavam essa tese. 

Embora seja mais ou menos esperado algum nível de desinformação nos primeiros momentos de um evento surpreendente como esse, as especulações mais selvagens continuaram difundindo-se até três dias depois do ataque.

Sites da imprensa alternativa de esquerda, perfis de grandes influenciadores e correntes de WhatsApp encadearam uma longa lista de fatos e suspeitas. 

Entre elas estavam a visita de Bolsonaro a João Roberto Marinho; o fato de ele estar cercado de seguranças e policiais bem treinados; o fato de a facada ter atravessado um colete à prova de balas; o fato de não ter jorrado sangue após o golpe; as informações desencontradas sobre o seu estado de saúde; o fato de os médicos aparecerem numa foto sem luvas; e, finalmente, o suposto tratamento benevolente que seu vice, general Mourão, teria recebido em entrevista na Globonews. 

Embora o ataque tenha sido presenciado e relatado por inúmeros jornalistas, de diferentes veículos, sucessivos laudos médicos tenham mostrado a gravidade dos ferimentos e todas as forças adversárias tenham reconhecido e lamentado o atentado, uma grande quantidade de céticos seguiu acreditando numa conspiração para martirizar Bolsonaro, culpar a esquerda pelo ataque e facilitar a vitória do candidato ainda no primeiro turno. 

Foram lembradas a explosão do Riocentro, a omissão do comício das diretas na cobertura da Globo em 1984 e o incêndio do Reichstag.

O episódio merece análise porque ilustra um fenômeno mais amplo: o ceticismo seletivo associado à credulidade inocente, uma forma muito extrema de viés de confirmação. É um fenômeno no qual se duvida de fatos bem estabelecidos, ao mesmo tempo em que se suspende qualquer juízo crítico para aderir a teses muito frágeis.

Vemos, por exemplo, condenações do viés editorial da grande imprensa acompanhadas da aceitação acrítica das notícias falsas mais tolas; vemos críticas aos partidos por serem incapazes de representar a cidadania acompanhadas da adesão a projetos políticos flagrantemente autoritários.

Trata-se de uma seletividade extrema pela qual se adota para aquilo que se condena uma postura hipercrítica e hipercética e para tudo aquilo que se defende uma credulidade ingênua.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.