Pablo Ortellado

Professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, é doutor em filosofia.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pablo Ortellado

Tentando conciliar agitação e presidência, Bolsonaro joga com a ambiguidade

Presidente deu declarações ambíguas no Twitter que foram interpretadas por seguidores como ataques a Jean Wyllys

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na semana em que Jean Wyllys abriu mão do mandato para escapar de ameaças de morte, Jair Bolsonaro decidiu brincar com o contexto das palavras. Numa sequência de declarações ambíguas no Twitter, o presidente alimentou a intolerância dos seus seguidores, enquanto se albergava na literalidade descontextualizada do que havia dito.

Quando Wyllys anunciou na tarde do dia 24 que desistia do mandato de deputado e que pretendia sair do Brasil, uma onda de comoção tomou as mídias sociais. Cidadãos de todas as orientações reconheceram que a democracia saía abalada quando um parlamentar eleito abria mão do mandato porque não suportava mais viver uma rotina de agressões e ameaças.

Assim que a solidariedade com Wyllys se espalhou, uma campanha impulsionada pela direita começou a ridicularizar os temores do deputado e a celebrar que sairia do país. Ativistas promoveram a hashtag #VaiPraCubaJean com deboches e insinuações contra o político que fugia do clima de intolerância. Bolsonaro tweetou: “Grande dia!”; seu filho Carlos tweetou em seguida, com indisfarçada ironia: “Vá com Deus e seja feliz!”.

Depois da repercussão negativa, Bolsonaro alegou outro contexto, dizendo que “grande dia” se referia às suas atividades em Davos. Seus seguidores, porém, não tiveram dúvida sobre o que o presidente se referia —a grande maioria dos comentários e retweets fazia menção à decisão de Jean Wyllys.

No final daquele dia, uma tese estapafúrdia começou a ser difundida. Apoiadores de Bolsonaro começaram a divulgar nas mídias sociais que Wyllys estaria envolvido ou seria o mandante da facada em Bolsonaro e que o abandono do mandato e o autoexílio seriam um pretexto para escapar das investigações.

A tese apareceu primeiro no Twitter, ganhou ampla difusão no YouTube e ocupou as manchetes dos sites hiperpartidários na madrugada do dia 24. Na manhã do dia 25, Bolsonaro de novo interveio apostando na ambiguidade. No Twitter e no Facebook, publicou uma imagem listando suspeitas que persistiriam sobre o atentado contra ele, entre elas, diversas insinuações sobre a participação do PSOL. Em nenhum momento o texto menciona Jean Wyllys, mas, outra vez, ninguém teve dúvida sobre a tese que o presidente estava endossando.

Bolsonaro acredita que pode conciliar o papel de governante com o de agitador das massas, o de propagador de boatos e o de lacrador das mídias sociais. 

Cedo ou tarde vai aprender que, além de não condizer com a compostura que se espera de um presidente, o jogo da mobilização permanente favorece sempre quem está na oposição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.