Publicidade
Publicidade
painel
Advogados querem tirar mensalão do horário eleitoral na TV
Tarja preta Com aval do PT, um grupo de seis advogados protocolará hoje no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma petição dirigida à presidente, ministra Carmen Lúcia, para que a corte monitore e puna o uso indiscriminado de imagens do mensalão no horário eleitoral de TV de adversários do partido. Também pedem que seja regulado o uso de fotos em material impresso, como anúncios e panfletos. O PT pretende processar campanhas que usarem cenas do julgamento, que começa no dia 2.
Na roda A expectativa dos signatários, entre os quais diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Marcelo Figueiredo, e o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, é levar a ministra a promover o debate em sessão do TSE com demais integrantes da corte.
Redução... A estratégia faz parte do trabalho do "bunker jurídico'' da campanha de Fernando Haddad, que tenta evitar respingos do julgamento e de outros temas polêmicos em São Paulo.
... de danos No radar de preocupações dos advogados está, além da campanha à Prefeitura em São Paulo, a do réu do mensalão João Paulo Cunha, em Osasco (SP).
Maratona Ainda que consigam evitar o uso das imagens no horário eleitoral, os petistas se preocupam com a presença maciça do julgamento em telejornais de TV aberta, principalmente na Globo, impedida de usar imagens das Olimpíadas.
Representação Prestes a ser reconduzido como membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Moreira é alvo de uma notícia-crime na Procuradoria da República do Distrito Federal que aponta prática de diversas condutas ilícitas.
Rol Entre os fatos listados na queixa-crime estão uso de carro oficial para conduzir o ex-deputado José Genoino, réu no mensalão, assédio moral e tentativa de receber propina por intermédio de André Setti Rossi, servidor do Superior Tribunal de Justiça.
Conexão O secretário-executivo da Aviação Civil, Cleverson Aroreira da Silva, vai deixar o posto por motivos pessoais. Guilherme Ramalho, do Ministério do Planejamento, assume o cargo.
Divisão Michel Temer prometeu a Gabriel Chalita que participará sempre das reuniões do conselho político do peemedebista, às segundas-feiras. Para acompanhar os candidatos do PMDB no interior paulista, destacou Paulo Skaf, que deseja disputar o Bandeirantes em 2014.
Cirúrgico A representação do PSDB contra o patrocínio oficial a blogs pró-PT será apreciada pela subprocuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau. Em 2010, ela questionou apoio de estatais federais aos mesmos sites por ver privilégio a Dilma Rousseff.
Xerifes Depois da entrevista em que o secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública) falou em "escalada da violência" em São Paulo, os adversários do PSDB discutem como usar o tema na campanha. Embora da alçada estadual, a segurança é a segunda preocupação do eleitor, segundo o Datafolha.
Ambição A campanha de Celso Russomanno abriu tratativas com Duda Mendonça. A negociação é conduzida pelo publicitário Ricardo Bérgamo, que já trabalhou com o ex-marqueteiro de Lula, e pelo presidente do PRB, Marcos Pereira.
Dama de ferro Irmã de Aécio Neves (PSDB), Andrea Neves deixou o governo de Antonio Anastasia, onde ocupava a Secretaria de Ação Social. Cuidará agora exclusivamente da campanha de Márcio Lacerda (PSB) à reeleição em Belo Horizonte.
*
TIROTEIO
Triste do país que tem uma corregedora da Justiça que acha que a sociedade vai julgar o o Supremo a partir do veredicto do mensalão.
DE ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, advogado de Duda Mendonça no caso, sobre as declarações da corregedora do CNJ, Eliana Calmon.
p(star). *
CONTRAPONTO
Ao que interessa
Na primeira sessão de instrução da ação na Justiça Federal contra Carlinhos Cachoeira, ontem, o advogado de Wladimir Garcez, Ney Moura, perguntou a um agente da Polícia Federal se o sistema Guardião era "ativo ou passivo", isto é, se gravava sozinho ou só mediante comando.
--É um sistema passivo --, respondeu o agente
Em outra resposta do agente, o advogado retrucou:
--Pelo que o sr. está dizendo é um sistema ativo...
O juiz do caso, Alderico Santos, interveio:
--Isso não é relevante, se o sistema é ativo, passivo, homem, mulher...
Com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
Vera Magalhães é editora do Painel. Na Folha desde 1997, já foi repórter do Painel em Brasília, editora do caderno 'Poder' e repórter especial.
As Últimas que Você não Leu
Publicidade




