Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dono do grupo RBS recebe alta após tratar coronavírus com cloroquina e azitromicina

Nelson Sirotsky tomou remédios por uma semana; cloroquina é foco de controvérsia entre especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nelson Sirotsky, dono do Grupo RBS (controlador da afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul), fez tratamento do novo coronavírus com um combinado de cloroquina e azitromicina e teve alta do hospital nesta quarta-feira (25). Ele tem 67 anos e, por isso, faz parte do grupo de risco.

O uso dessas drogas no combate à doença, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, é foco de controvérsia entre especialistas.

Sirotsky recebeu o diagnóstico positivo e foi para a emergência do hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no começo da semana passada.

Com sintomas de febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e indisposição generalizada, segundo conta ao Painel, Sirotsky não tinha falta de ar. Seu médico, Luiz Antônio Nasi, definiu o uso de cloroquina e azitromicina por sete dias.

O dono da RBS Nelson Sirotsky
O dono da RBS Nelson Sirotsky - Divulgação

"Até o terceiro ou quarto dia, não senti melhoras, mas também não piorei e não tive falta de ar. Durante o tratamento, recebi também antibióticos para prevenir uma eventual infecção bacteriana. A partir do quinto dia, fui melhorando, me sentindo mais animado e mais disposto", afirma o empresário. Ele diz que não chegou a ser entubado nem encaminhado à UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

"Ainda não posso afirmar que estou 100% curado. Por se tratar de uma doença até então desconhecida, estou em observação e meu isolamento está mantido por mais sete dias, quando receberei nova orientação médica", completa. Sirotsky já está em sua residência. Ele é um dos principais sócios e membro do conselho de administração do Grupo RBS.

A hidroxicloroquina entrou no debate da pandemia de coronavírus desde que o presidente americano Donald Trump levantou a possibilidade de o remédio ser eficaz para a Covid-19, no dia 19 de março. A fala provocou corrida às farmácias, deixou pacientes sem o medicamento e levou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a proibir a exportação e a venda sem receita no Brasil.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem lidado com o assunto com cautela. "Continuamos com indícios [de eficácia contra o novo coronavírus]. Foram poucos pacientes, não sabemos se o medicamento foi decisivo ou não", disse.

Ele também pediu para as pessoas não usarem o medicamento. "Esse medicamento tem efeitos colaterais intensos e não devem ficar na casa para serem tomados sem orientação médica. Vão fazer uma série de lesões [se automedicando]. Leiam a bula, não é uma Dipirona."

Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde anunciou que vai começar a distribuir 3,4 milhões de unidades de cloroquina e hidroxicloroquina aos estados para uso em pacientes com quadro grave pelo novo coronavírus em um protocolo experimental.

Nesta quinta-feira (26), o governo federal zerou as tarifas de importação da cloroquina e da hidroxicloroquina, originalmente usados por pacientes com malária, lúpus e artrite.

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta quinta-feira (26) clique abaixo:

Doria e Paulo Guedes se desentendem após tucano elogiar Mandetta

Exceção entre governadores, Roraima apoia Bolsonaro mas vai seguir com quarentena

No WhatsApp, presidente do BB diz que vida não tem 'valor infinito'

Mandetta mandou lavar a mão e Bolsonaro achou que tinha que 'lavar as mãos', diz advogado

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.