Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Caiado cobra BNDES por apoio a Bolsonaro

Insatisfeito com tratamento dado pelo banco, governador lembrou que é aliado do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Insatisfeito com o atendimento a Goiás pelo BNDES, o governador Ronaldo Caiado (DEM) cobrou o presidente do banco, Gustavo Montezano, em reunião nesta segunda (2), com o argumento de que opositores estão sendo mais bem tratados do que os aliados de Jair Bolsonaro, como ele.

A queixa se deve ao foco do BNDES na privatização da Cedae, companhia de saneamento do Rio de Janeiro, governado por Wilson Witzel (PSC), rival de Bolsonaro. O banco, segundo disse Montezano a Caiado, trabalha neste momento para viabilizar o IPO (lançamento de ações na Bolsa) da empresa. 

O governador não gostou de ouvir que a prioridade é a companhia administrada por Witzel e, segundo relatos, cobrou o executivo pelo apoio que vem dando ao governo.

Lembrou que Goiás recebeu repatriados da China para quarentena do coronavírus e que também defendeu Bolsonaro contra a ira de governadores, inclusive o do Rio, irritados com as declarações do presidente sobre o preço dos combustíveis. 

Caiado quer apoio do BNDES para o lançamento de ações da empresa goiana de saneamento, a Saneago, além da liberação de projetos de recapeamento de rodovias que estão parados no banco. 

O executivo tentou argumentar que se tratam de assuntos técnicos, mas a justificativa não convenceu o goiano, que ampliou a queixa à toda a equipe de Paulo Guedes e disse que estão ignorando a política.

Ao Painel, o BNDES esclareceu que está preparando a concessão de serviços de água e esgoto da Cedae, não o seu IPO. O governador Wilson Witzel, por sua vez, já manifestou o interesse em vender ações da companhia em uma segunda etapa, em 2021, e a concessão ajudaria a fortalecer a empresa.

 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.