Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

DEM tentará cassar mandato de Fernando Holiday após vereador rasgar ficha de filiação

Vereador diz que já se desfiliou na terça (10); DEM diz que Holiday não teria sido eleito sem o partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em discussão sobre projeto de lei que limita o número de motoristas de aplicativo em São Paulo, o vereador Fernando Holiday rasgou sua ficha de filiação ao DEM na frente dos demais integrantes da Câmara Municipal.

O motivo da indignação de Holiday, segundo afirmou, era o de fazer parte do mesmo partido que o autor do projeto, o vereador Adilson Amadeu, que recentemente se filiou ao DEM. Amadeu é conhecido como representante da categoria dos taxistas.

Em reação, o vice-presidente da Câmara e presidente do diretório municipal do DEM, Milton Leite, disse que expulsará Holiday do partido e buscará a Justiça para conseguir a cassação de seu mandato.

Holiday diz ter protocolado nesta terça-feira (10), em um cartório eleitoral, a sua desfiliação do DEM, e afirma que já faz parte do Patriota.

Leite diz que tem duas alternativas para tentar a cassação do mandato. Caso o vereador não tenha ainda se desfiliado de fato, ele será expulso e o DEM pedirá que ele perca o mandato por ter desrespeitado o estatuto partidário. Segundo o raciocínio de Leite, Holiday só conseguiu ser eleito em 2016 com a ajuda do DEM, já que teve 48 mil votos e o quociente eleitoral era de mais de 97 mil votos.

Dessa forma, o mandato não pertence a Holiday, afirma, mas ao partido.

Caso Holiday já tenha saído do DEM de fato, o partido planeja pedir que o vereador perca o mandato por quebra de decoro.

"São ações que não devem chegar longe. Não rasguei minha ficha de filiação como uma forma de desrespeito", diz Holiday.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.