Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dois inquéritos de delação de Cabral vão para o STJ

Feita com a Polícia Federal, colaboração já gerou 12 investigações no STF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alta cúpula O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), enviou pedidos de abertura de dois inquéritos decorrentes da delação do ex-governador Sérgio Cabral (MDB) ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os casos envolvem ao menos dois desembargadores e um procurador de Justiça. As investigações devem ser distribuídas nos próximos dias, definindo os ministros relatores. A colaboração de Cabral, feita com a Polícia Federal, já gerou 12 inquéritos no STF.

É de casa A chegada dos anexos do ex-governador do Rio no STJ é uma das partes mais complexas da colaboração. Há ministros da corte delatados. A distribuição dos casos vai se dar de maneira aleatória, já que não há assuntos relacionados sendo investigados na corte.

Dedo duro Entre os delatados que serão investigados sob a guarda do STJ está Luiz Zveiter, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Rio. Cabral também envolveu políticos, como o deputado Aécio Neves (PSDB-SP).

Caminhos No STF, além das 12 novas investigações, Fachin também mandou material para dois inquéritos que já estão em andamento. Apesar de ter sido contrária à delação do emedebista e ter tentado inclusive derrubá-la com um recurso, a PGR (Procuradoria-Geral da República) disse nos autos não se opor a dar encaminhamento à abertura das apurações.

Iceberg Em reuniões em Belém com empresários, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), comparou a crise atual com o acidente do Titanic. Disse que não é possível esperar nada do capitão, em referência a Jair Bolsonaro, e que é preciso que os demais personagens do cenário político se mobilizem.


TIROTEIO

É uma decisão que tortura a cidade. Multidões abraçaram o parque e a existência dele não vai depender da prefeitura
Do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, sobre a decisão da gestão Bruno Covas (PSDB) de vetar a criação do Parque Bixiga em SP

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição deste domingo (15) clique abaixo:

Dois inquéritos de delação de Cabral vão para o STJ

Merenda faz especialistas se dividirem sobre fechamento de escolas públicas

Possível paralisação do Congresso aumenta pressão em Guedes

PF pede atestado a servidores com sintomas de coronavírus que não viajaram

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.