Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Nada mudou em São Paulo, diz David Uip sobre classificação da OMS de pandemia

Coordenador de comitê de combate à doença diz que SP está preparada, mas precisa de recursos federais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo o infectologista David Uip, coordenador de um comitê de contingenciamento para enfrentar a doença no estado de São Paulo, a caracterização da OMS (Organização Mundial da Saúde) da disseminação do novo coronavírus como pandemia não muda nada no caso paulista.

Uip diz que São Paulo já vinha se preparando para esse cenário.

"Nós já vínhamos com os procedimentos nesse sentido. Não tem nenhuma mudança de cenário. O que houve foi demora [da OMS] para classificar dessa forma", afirma.

"Mas não tem motivo para pânico, e São Paulo está fazendo todos os procedimentos para tratar a doença", completa.

Ele ressalta que São Paulo precisará de repasses do governo federal para conseguir criar mais leitos de UTI e para comprar equipamentos e insumos no tratamento de pacientes contaminados.

No final de fevereiro, o governador João Doria (PSDB) anunciou a destinação de R$ 30 milhões para a prevenção contra o vírus.

Segundo Uip, o estado precisará de mais recursos para dar o próximo passo do combate ao coronavírus, com mais foco no tratamento dos infectados do que na campanha de conscientização. No entanto, o infectologista disse não saber de quanto precisará de recursos do governo federal.

O infectologista e coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus de SP, David Uip
O infectologista e coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus de SP, David Uip - Zanone Fraissat - 13.nov.2017/Folhapress

"Vamos precisar, sim. Não se trata apenas de dinheiro, mas também de receber equipamentos e medicamentos. Dessa forma, fica difícil calcular o valor exato de que precisaremos. Estamos conversando com o Ministério da Saúde sobre isso", afirma Uip.

A avaliação é de que o número de contaminados deve continuar aumentando e o estado precisa estar preparado para receber um número crescente de pacientes.

Os médicos do grupo estão elaborando novos protocolos de internação e de tratamento para apresentá-los até quinta-feira (12).

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.